Game of Thrones é um verdadeiro fenômeno na cultura pop e vai ficar difícil estar alheio ao grande evento que será sua última temporada, que está chegando. E para não deixar ninguém de fora dessa festa, a HBO lançou no Brasil nesta semana o app HBO Inclusion, que oferece audiodescrição em português para deficientes visuais e legendas adaptadas com visualização ajustada e zoom para deficientes auditivos.

A ferramenta está disponível para as sete primeiras temporadas de Game of Thrones e os episódios do oitavo e último ano poderão ser vistos com o auxílio do HBO Inclusion sempre alguns dias após suas estreias. O serviço é completamente gratuito para o assinante do pacote HBO/MAX e da plataforma de streaming HBO GO — é preciso apenas realizar um registro com usuário e senha.

hbo inclusionFonte: Play Store

Uma das boas funcionalidades para quem quiser curtir em conjunto, é a possibilidade do app ser utilizado com fones individuais e em dispositivos móveis sincronizados com a transmissão. Assim, o HBO Inclusion permite que os usuários assistam ao conteúdo junto de outras pessoas, mas sem interferir na experiência de cada um.

HBO Inclusion deve chegar em breve às outras atrações

O recurso da audiodescrição oferece, por meio de uma narrativa em áudio inserida entre os diálogos, uma explicação dos cenários, personagens, formas, cores e detalhes da ação. Já a legenda adaptada permite ao usuário uma visualização nítida, com ajuste de tamanho e aumento do contraste. Além de Game of Thrones, a HBO expandirá gradativamente o conteúdo disponível para acompanhamento de algumas das suas séries, filmes e especiais com o uso do aplicativo.

O Brasil é o primeiro mercado da América Latina a contar com o app. Para baixá-lo na versão para Android, clique aqui. A edição para iOS ainda não estava disponível até o fechamento desta matéria — como a novidade foi lançada na segunda-feira (8), pode ser que ainda esteja sendo distribuída e assim que tivermos o link atualizamos por aqui.

A matéria "HBO lança app de Game of Thrones com acessibilidade aos deficientes visuais" foi escrita por Claudio Yuge para o TecMundo, um site da empresa NZN assim como o Minha Série.