Vídeo mostra funcionalidades da tinta eletrônica de grafeno

Imagem de: Vídeo mostra funcionalidades da tinta eletrônica de grafeno

A tecnologia não faz milagres ou ilusões, mas muitas vezes chega perto disso. O vídeo acima dá um aperitivo dessa tese. Nele, temos uma demonstração da tinta eletrônica de grafeno, material que pode ser utilizado por desenvolvedores para “imprimir” circuitos em peças de roupas, papéis, cartolinas e outras superfícies de maneira que o tato humano tenha efeito ao encostar em um dos componentes sobre o papel.

Ainda que o núcleo do circuito tenha certa densidade, a forma final na superfície pode se mostrar bastante flexível. No vídeo acima, essa funcionalidade é ilustrada na prática. Elaborada pela Universidade de Cambridge para mostrar as possibilidades da tinta eletrônica de grafeno, a demonstração exibe um circuito de piano impresso nesse material e um display envolto por uma película plástica tátil, que faz parte de todo o esquema de componentes.

O criador sugere que os circuitos imprimíveis possam ser úteis para embutir aparelhos que fazem monitoramento de saúde, por exemplo. E nós imaginamos que você pode transformar o seu controle remoto num pedaço de papel num futuro não tão distante.

E você, o que imaginou?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.