Raymond Loewy: o grande designer do século XX

Imagem de: Raymond Loewy: o grande designer do século XX

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Você sabe dizer o que o avião oficial do presidente norte-americano, a garrafa de vidro da Coca-Cola, as logos da Exxon e da Shell, a loja de departamentos Sears e a embalagem dos cigarros Lucky Strike têm em comum? Todos os itens citados receberam a influência de um homem que é um dos grandes pilares do design industrial do século XX. Estamos falando de Raymond Loewy, que viveu entre 1893 e 1986.

Nascido em Paris (França), Raymond Loewy começou a se destacar quando foi morar nos Estados Unidos. Lá, trabalho como designer de vitrines para lojas de departamentos e também fez ilustrações para revistas especializadas em moda e vestuário — tudo isso no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial.

Como o Gizmodo lembra, ele também revolucionou o design das locomotivas da Pennsylvania Railroad no final da década de 1930 — e é com base nisso que a Google fez o Doodle de hoje, em uma homenagem ao aniversário de 120 anos que Loewy completaria neste dia 5 de novembro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O pós-guerra e a ascensão do design de produtos

Após o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos viveram um período excelente na economia. Foi nessa época que o design dos produtos começou a ser importante para a concorrência e não mais se limitava a ser uma embalagem-padrão. E Raymond Loewy aparece como uma importante figura nisso, pois seus trabalhos nas décadas de 1940 e 1950 são muito relevantes.

Ele trabalhou na modelagem de interiores de aviões comerciais — algo que começava a se tornar mais popular e “roubava” parte dos clientes que antes só viajavam em navios — e também na concepção de carros, incluindo diversos modelos que contribuíram para a popularização dos automóveis individuais entre os cidadãos americanos.

Trabalhos que vemos ainda hoje

Como citamos no começo da matéria, há uma série de itens do nosso cotidiano que ainda são vistos no mercado. Alguns dos principais têm explicações bem interessantes. A garrafa de vidro da Coca-Cola, por exemplo, foi criada com os traços curvilíneos para que lembre corpos femininos, o que é muito bem aceito no mercado dos Estados Unidos.

(Fonte das imagens: Wikimedia Commons e Facebook)

Logos da Shell, do serviço postal americano e da Exxon também foram criados por ele. Alguns de seus trabalhos foram levados até a NASA, mas nunca chegaram a ser colocados em prática — talvez pela inviabilidade na instalação deles. Podemos ainda citar trabalhos de Raymond Loewy em selos postais e máquinas perfuradoras de cartões.

E esses são apenas alguns dos trabalhos de Raymond Loewy, que também influenciou gerações inteiras de designers. Certamente, o nome dele está atrelado ao design de produtos do século XX e merece ser destacado. Você já conhecia o design — versátil e influente — dele?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.