Protótipos de controles das Steam Machines são revelados

Imagem de: Protótipos de controles das Steam Machines são revelados

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Como já noticiamos aqui no BJ, a Valve apresentou recentemente o primeiro protótipo das Steam Machines, que são máquinas específicas para jogos que podem ser altamente personalizadas com processadores e GPUs que mais agradem aos jogadores. Aos poucos, mais informações estão sendo liberadas sobre esses aparelhos, e hoje já podemos conferir alguns protótipos de controles.

O designer Greg Coomer disse em reportagem do site Engadget que o time das Steam Machines está observando plataformas que inovaram em seus controles, como o Wii, pois o modo de jogar nos computadores é considerado por muitos estagnado. “O mouse e o teclado são basicamente os mesmos de décadas atrás; não houve inovação com eles”, declarou Coomer.

Segundo ele, foi com isso em mente que os experimentos com o hardware começaram. Primeiramente, foi cogitado um controle por movimentos, baseado no formato do Razer Hydra – entretanto, o estilo dos protótipos apresentou suas características próprias.

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Coomer explicou que o protótipo foi diferente do modelo inspirado, já que existiam giroscópios ou sensores magnéticos que poderiam entender a orientação e o sentido do controle. “Também existiam botões para quase todos os dedos no controle, então fisicamente ele ficou parecido com um verdadeiro Frankstein", disse o designer.

O conceito por trás desse protótipo, o primeiro de muitos, foi descobrir o que pode funcionar e o que pode não funcionar com jogadores que só estão acostumados com os games no PC – e o que esses tipos de pessoas desejam com novos estilos de jogo. Outros protótipos também foram apresentados com o uso de um touchpad – um dos modelos que foram mais bem recebidos nos testes realizados.

“Nós tivemos muito sucesso com esses testes e estamos conversando sobre as possibilidades de aplicação. Na verdade, o uso de controle por toque é ótimo; não deveríamos pular os típicos comandos físicos e digitalizar tudo?”, questionou Coomer. De qualquer modo, o estilo dos controles das Steam Machines não está oficializado – por enquanto, só existem protótipos e protótipos (alguns mais funcionais do que outros). Veja mais algumas imagens dos controles de testes abaixo:

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.