Facebook: como ocultar a lista de aplicativos que você usa

Imagem de: Facebook: como ocultar a lista de aplicativos que você usa

Como ocultar a sua lista de apps (Fonte da imagem: iStock)

O Facebook cresceu e virou uma das opções mais populares de rede social, inclusive para o público brasileiro. E, em conjunto com o serviço, também aumentaram o número de aplicativos oferecidos para serem utilizados por meio dele ou que você pode acessar nas suas respectivas páginas, aproveitando as credenciais de login.

No entanto, sempre que você utiliza o Facebook para entrar em outra aplicação ou abre algum app que esteja disponível nele, normalmente o item é associado ao seu perfil, exibindo dados de uso para os seus amigos. Isso ocorre porque em um primeiro momento essas aplicações, como um padrão, estão em modo de exibição público, independente das suas configurações de privacidade.

Da mesma forma, sempre é possível descobrir quem usa determinada aplicação com essas características. Isso não seria um problema se não fosse o fato de que algumas pessoas preferem manter a privacidade sobre os aplicativos que utilizam na rede. Dessa forma, há uma maneira de configurar um aplicativo de maneira que ele seja visível apenas para você, para os seus amigos ou apenas para as pessoas desejadas.

Se você quer saber como fazer essa alteração, basta ler o tutorial abaixo. Vale apenas reforçar que este é um guia um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece muito bem as configurações de privacidade de aplicativos no Facebook.

Configurando a visibilidade

Com o seu perfil do Facebook já aberto no navegador, comece clicando no botão de configurações da rede social (aquele na forma de uma engrenagem). Então, escolha a alternativa “Configurações de privacidade”.

Abrindo as configurações de privacidade (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, no menu presente na lateral esquerda da tela, entre no setor “Aplicativos”.

Entrando no setor de aplicativos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, localize o aplicativo que você deseja fazer a alteração e clique no botão “Editar”.

Escolhendo um aplicativo para editar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, no campo “Visibilidade do aplicativo”, você deve escolher como deseja que ele seja exibido no seu perfil. Se você quiser que ninguém possa ver que você possui determinado aplicativo, escolha “Somente eu”. As demais opções permitem mostrar o item para amigos de amigos, apenas amigos, amigos exceto aqueles marcados como conhecidos e personalizado, no qual você escolhe as regras de restrição.

Configurações de visibilidade (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez selecionada a alternativa que mais se enquadra às suas necessidades, é hora de rever a lista de permissões conferidas a ele, no setor “Este aplicativo também pode”. Ali, a opção “Publicar em seu nome”, por exemplo, permite que o programa faça postagens sobre as suas atividades nele. Se você não quer que ninguém veja que você utiliza um app, o ideal é excluir essa alternativa, clicando no “X” presente ao lado dela.

Revendo as permissões (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluídas essas configurações, veja que o aplicativo passa a ser exibido na sua lista pessoal com a visibilidade selecionada, como na imagem abaixo:

Novas configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O mesmo pode ser realizado para as demais opções que você julgar que serão responsáveis por identificá-lo, quando houver mais delas. A operação deve ser feita para cada item que você deseje ocultar da sua lista, tomando sempre o cuidado de também observar com calma as permissões concedidas a eles.

Prontinho! Agora você já sabe como evitar que o Facebook mostre que você utiliza determinado aplicativo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.