Reportagem de 1988 mostra os perigos do primeiro worm da internet [vídeo]

Imagem de: Reportagem de 1988 mostra os perigos do primeiro worm da internet [vídeo]

No dia 2 de novembro de 1988, o worm Morris, o primeiro de sua categoria e uma das primeiras ameaças propagadas pela internet, foi lançado do MIT. Como a rede ainda era uma novidade, o próprio conceito de malwares que se espalhavam com velocidades alarmantes não era conhecido. E não há forma melhor de celebrar mais um aniversário desse acontecimento do que com o vídeo acima.

Trata-se de uma reportagem de um canal de televisão de Boston sobre tal worm. Mas, assim como as primeiras matérias jornalísticas de informática no Brasil, o tom empregado para descrever a ameaça é bem diferente do que estamos acostumados hoje. "Justamente agora que ficamos tão dependentes dos computadores, agora eles são perseguidos por sabotadores", diz a repórter, de forma bastante apocalíptica. Antes da revelação de que o Morris foi criado por um universtiário norte-americano, especulava-se até que os responsáveis eram os russos, por conta da Guerra Fria.

A reportagem ainda usa clipes aleatórios para ilustrar a matéria, já que não havia muito o que fazer para cobrir o texto – há trechos de filmes e até alguns segundos do clássico jogo para Atari baseado no filme "E.T. – O Extraterrestre".

O worm viajava por email e atingiu diversas instituições dos Estados Unidos, como a NASA e o próprio MIT. O ataque pode ter ultrapassado as 6 mil máquinas (10% do total existente na época), mas ele não causava dano algum, a não ser uma lentidão fora do comum e ser autorreplicável.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.