Com três temporadas de muito drama, mistério e sexo, a cidade de Riverdale já provou que seus moradores estão longe de qualquer perfeição. Uma prova disso são os escândalos e as reviravoltas da história, um dos trunfos para nos manter acompanhando Archie e seus amigos.

Os novos episódios da série são exibidos toda quarta-feira, às 21h40 (horário de Brasília), na Warner Channel, simultaneamente aos Estados Unidos. Aproveite para relembrar os momentos mais chocantes da série:

O verdadeiro assassino de Jason Blossom

Foto: CW

No início da série, Cheryl Blossom é resgatada no Rio Sweetwater, onde seu irmão Jason teria se afogado. Entretanto, o corpo do jovem é achado com uma ferida de tiro na cabeça.

Chantageado, o pai de Jughead, FP Jones, assume a culpa pelo homicídio. Ainda assim, a verdade vem à tona: o pai dos gêmeos, Clifford Blossom, matou o próprio filho para que ele não revelasse o negócio real da família, tráfico de drogas, depois de recusar se envolver no crime.

A relação entre Archie e a Sra. Grundy

Foto: CW

Durante a investigação do assassinato de Jason, Archie mantém um relacionamento secreto com a sra. Grundy, professora de música. Tudo desanda quando o adolescente diz ao xerife que ambos ouviram tiros na manhã em que Jason sumiu, após passarem a noite juntos.

Descobrimos que o nome real de Grundy é Jennifer, fugitiva de um ex-marido abusador. Com isso, não demora para que ela vá para uma cidade vizinha e tente seduzir outros menores.

O escândalo de slut-shaming

Foto: CW

Apesar da imagem de prodígio do time de futebol, Chuck comete o erro de espalhar rumores falsos sobre Veronica após terem um encontro. Sem tempo para assédio sexual, a jovem se alia a Betty e ambas amarram o jogador em uma banheira fervente, de modo que ele confessa a mentira e elas gravam em vídeo.

A confissão leva quase todo o time de futebol a admitir que faz slut-shaming (humilhar uma mulher por sua vida sexual) com várias meninas do colégio e ser suspenso.

O segredo na gravidez de Polly

Foto: CW

Betty não entende por que seus pais são contra o namoro de sua irmã, Polly, e Jason Blossom. Quando elas se encontram no convento das Irmãs da Serena Misericórdia, Polly conta estar grávida de Jason.

Sua mãe, Alice, expulsa o marido, Hal, de casa, ao descobrir sua tentativa de convencer Polly a abortar. O motivo é revelado: Hal tem sangue Blossom e o passou para as filhas Betty e Polly, tornando a relação com Jason – e o bebê – um pouco incestuosa.

A identidade de Gorro Negro

Foto: CW

O maior mistério da segunda temporada gira ao redor de quem é o Gorro Negro. Por que ele mata as pessoas? Por que liga tanto para Betty? Qual será seu próximo alvo?

O serial killer se enxerga como um purificador, limpando Riverdale dos “pecadores” — adúlteros, usuários de drogas e quem faz sexo antes do casamento. Depois da falsa acusação de que se trata do zelador do colégio, sua verdadeira identidade é revelada: Hal Cooper, pai de Betty.

Jingle Jangle

Foto: CW

A droga que invade Riverdale pode ter um nome engraçado, mas é muito viciante. Seus traficantes são os Ghoulies, que quase matam Jughead em sua missão de expulsar os Serpentes do Sul de sua terra.

Archie, Betty, Jughead e Veronica se unem para desvendar quem é o fabricante da droga, conhecido como Sugarman, a fim de interromper a produção. Trata-se de Robert Phillips, professor do colégio no lado sul da cidade, que ajudou Jughead a revitalizar o jornal estudantil.

Nick St. Clair

Foto: CW

Um dos vilões mais asquerosos a andar por Riverdale é Nick St. Clair, filho de um dos sócios de Hiram Lodge. O jovem parece só um velho amigo de Veronica, filha de Hiram, mas se mostra um manipulador nato e assediador sexual ao tentar se forçar sobre ela e tentar estuprar Cheryl após drogá-la.

Penélope Blossom, mãe de Cheryl, desiste de denunciar Nick após um acordo financeiro; mas Hiram, ao saber o que houve com Veronica, orquestra um acidente de carro que deixa o jovem bastante ferido.

A identidade roubada de Chic

Foto: CW

Na adolescência, Alice deu um filho chamado Charles para adoção. Culpada por ter mentido para sua família por tanto tempo, ela abre sua casa para o estranho Chic, que se diz seu filho perdido.

Betty desconfia do possível irmão, mas ele consegue manipular Alice a seu favor, inclusive ao tornar ambas cúmplices de um assassinato. No fim das contas, todos descobrem que Chic não é o filho perdido da família, mas sim um impostor que conheceu o verdadeiro Charles um dia.

Jughead versus Penny

Foto: CW

Em uma das ações mais controversas como líder dos Serpentes, Jughead decide encurralar Penny Peabody e arrancar sua tatuagem com uma faca. O jovem é motivado pela descoberta de que Penny os traiu, mas a tortura definitivamente não é a última vez em que a vê.

A conversão gay de Cheryl

Foto: CW

Na segunda temporada, Cheryl se aproxima de Toni Topaz, uma Serpente amiga de Jughead. É para ela que confessa ter sido separada do único amor real que já teve, quando sua mãe descobriu que ela amava uma garota chamada Heather.

Enquanto isso, Cheryl percebe que sua mãe e seu tio querem matar sua vó para herdar a fortuna da família. Por isso, eles a enviam às Irmãs da Serena Misericórdia, que tentam "convertê-la" com uma terapia abusiva, mas Toni e seus amigos a ajudam a escapar.

Betty e a webcam

Foto: CW

De investigadora estudantil a Rainha dos Serpentes, Betty já coletou para si alguns títulos durante a série. Sob a influência do falso irmão, Chic, ela é seduzida a interpretar uma personagem sensual pela webcam.

Midge é assassinada durante o musical de Carrie

Foto: CW

Em seu primeiro episódio musical, Riverdale usa o clássico romance de Stephen King, "Carrie", para adaptar em uma peça da escola. Midge é uma das personagens e, por mais milagrosa que tenha sido sua sobrevivência às mortes até então, ela não consegue escapar do Gorro Negro e seu corpo é encontrado no palco antes mesmo de ter a chance de cantar seu número de abertura.

O plano dos Lodges e a prisão de Archie

Foto: CW

No meio do segundo ano da série, Hiram e Hermione Lodge revelam seu novo objetivo: transformar o colégio no sul de Riverdale em uma prisão. Apesar da vitória em adquirir o terreno, o empresário perde por outro lado, ao não conseguir separar Archie e sua filha, Veronica.

Depois disso, além de trocar com Veronica a lanchonete do Pop’s pelo bar Verme Branco, antiga base dos Serpentes, Hiram organiza a prisão de Archie por um crime que ele não cometeu.

Archie entra para o Clube da Luta na prisão

Foto: CW

Depois de Hiram incriminá-lo injustamente, Archie é levado para a detenção juvenil. Ao tentar se rebelar, o jovem é imediatamente levado a participar de uma espécie de clube da luta entre os presos.

Ricos e poderosos apostam nas lutas, alimentadas pela sede de sangue do diretor Warden. Os amigos de Archie o ajudam a fugir da prisão e de sua rotina sanguinária, além de livrá-lo das acusações, mas ele decide ir embora da cidade com Jughead.

Hiram é baleado em sua própria casa

Foto: CW

Depois de colecionar inimizades e parecer invencível, sempre um passo à frente de seus inimigos, Hiram é surpreendido em seu escritório. Uma bala o atinge em cheio no peito, deixando-o à beira da morte no hospital.

As suspeitas chegam até uma amante, mas a realidade é que FP Jones faz as honras, vingando-se do homem por ter ordenado que os Ghoulies espancassem Jughead, quase o matando.

Grifos e Gárgulas toma conta d

e Riverdale

Foto: CW

O jogo surge na cidade como uma nova febre. Betty e Jughead descobrem que jogadores bebem cálices envenenados e há uma figura por trás de tudo, o Rei Gárgula. O rapaz nota que G&G se trata de uma metáfora para a própria Riverdale, e os participantes desempenham ações do jogo no mundo real.

Na mesma época, Betty é enviada às Irmãs da Serena Misericórdia, que ela desvenda ser um lugar de testes para uma nova droga, usada durante as partidas de G&G.

O flashback do segredo dos pais de Riverdale

Foto: CW

Os pais dos principais personagens da série se reúnem para discutir como podem evitar que Grifos & Gárgulas domine a cidade novamente. O capítulo é um grande flashback de sua época no ensino médio, focando em quando acharam o jogo durante uma detenção.

Veronica junta o grupo mais velho para questionar sobre o que aconteceu, quando o então diretor da escola foi encontrado morto com o conteúdo de um dos cálices.

Xerife Jones

Foto: CW

Em uma reviravolta do destino e por influência da prefeita Hermione, o antigo líder dos Serpentes se torna o xerife da cidade, após o assassinato de Minetta, na terceira temporada. É um plot twist e tanto, considerando as inúmeras vezes em que FP esteve do lado errado da Justiça, inclusive como chefe de uma gangue e ao ser acusado pelo assassinato de Jason Blossom.

O culto da Fazenda

Foto: CW

Um dos maiores mistérios da terceira temporada, a Fazenda é uma organização sigilosa que Betty suspeita ser um culto. Sua mãe e sua irmã se associam e parecem cegas a qualquer assunto que não seja sobre o coletivo.

Betty conhece uma ex-membro da organização, cuja irmã morreu durante um batismo, quando novos integrantes são afogados com o intuito de alcançar a "ascensão". Alice passa pela iniciação e, quando acorda, decide vender a casa da família Cooper para morarem na Fazenda.

Este texto foi escrito por Caíque Pereira via nexperts.