Detran SP faz aviso sobre emails falsos de multas e suspensão de carteira

Imagem de: Detran SP faz aviso sobre emails falsos de multas e suspensão de carteira

(Fonte da imagem: Reprodução/PixaBay)

O Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) fez um comunicado oficial em que alerta as pessoas sobre mensagens falsas que circulam na internet em nome do órgão. Os emails falam de notificações de multas e avisos de suspensão de carteira, solicitando que os leitores cliquem em alguns links para obter mais informações – links que infectam o computador com inúmeros vírus.

O Detran frisa que os emails só são enviados para responder às manifestações feitas pelos canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria). Além desse modo, os comunicados também são realizados por meio de telefonemas, por mensagens de texto no celular ou por correspondências.

Um dos emails falsos tem o título "Notificacao [sic] online de multas...". O texto afirma que o destinatário cometeu infrações, sugerindo que ele clique no link para saber quais são elas e o valor das multas. "É importante esclarecer que não existe o chamado `Sistema Integrado de Estradas e Rodagens/SIER` e que o termo GRAVAME, citado no texto, nada tem a ver com infrações de trânsito [e sim com veículos financiados]", diz o aviso do Detran.

Já o segundo email que está circulando é sobre a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), afirmando que o número máximo de pontos em multas foi atingido. Com remetente contato@detran.gov.br (que não existe), o email oferece um link falso que promete o extrato dessas multas.

O caso já foi denunciado à 4ª Delegacia de Investigação sobre Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos, da Polícia Civil, e à representação do Ministério Público Federal no Estado. Fique atento e, caso receba emails suspeitos, elimine-os prontamente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.