Como criar sua própria rádio online

Imagem de: Como criar sua própria rádio online

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Apesar de existir diversos métodos de colocar na rede seus programas de áudio, como podcasts, algumas pessoas ainda gostariam de interagir com o público ao vivo e somente por áudio. Pensando nisso, resolvemos mostrar dois jeitos diferentes para você criar uma rádio online para colocar músicas ou conversar com seus ouvintes.

Os métodos que mostraremos variam de simples, apresentando somente o básico para a sua rádio, e avançado, em que você terá diversas opções para deixar a sua estação online próxima de uma profissional.

Crie uma rádio em poucos minutos

Para poder montar um link de streaming do seu computador com rapidez e simplicidade, você deve acessar o site Mixlr, clicando aqui.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mixlr)

Nele, você poderá criar uma conta no serviço, escolhendo username, uma senha e informando um endereço de email para contato. Caso prefira, você também pode se logar utilizando a sua conta do Facebook.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mixlr)

Feito isso, você verá uma tela com todas as rádios que estão sendo transmitidas através do Mixlr. Para poder começar a sua transmissão, clique em “Broadcast”, no alto da tela.

Você terá a opção de instalar duas versões do programa de streaming do Mixlr: uma chamada Legacy, mais antiga; e uma nova, mais aconselhável. Clique aqui para baixar a versão mais recente do aplicativo.

Entre no programa e faça login com os dados da sua conta. Na tela do aplicativo, você deve fazer algumas configurações antes de colocar a sua rádio no ar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode dar um título para a transmissão, escolher a categoria das músicas que tocará nela. Caso você queira, pode ativar a gravação automática do que for transmitido, assim como liberar o compartilhamento da rádio em redes sociais e dentro do próximo Mixlr.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Clicando em Audio Source, você escolherá a fonte do áudio da sua rádio. Aqui, você pode escolher um microfone ou que ele reproduza o que sai nas caixas de som (ou fones de ouvido) do seu computador. Fazendo isso, ele transmitirá todas as músicas que você ouve normalmente, da maneira como bem entender.

Isso significa que não é necessário enviar arquivos de áudio para que a rádio seja transmitida. O Mixlr simplesmente reproduz aquilo que você consegue ouvir no seu computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O último passo é a divulgação da sua transmissão. Clique em Share para conseguir o link direto para a sua rádio, assim como tenha acesso a botões para compartilhá-la em redes sociais como Twitter e Facebook.

Com tudo pronto, clique em START BROADCASTING. Através do site da sua rádio, você pode interagir com seus ouvintes através de chat de texto. Quando quiser encerrar tudo, basta clicar em STOP BROADCASTING.

Método quase profissional

Digamos que você quer algo um pouco mais “profissional”, mesmo não entendendo muito sobre como realizar o streaming de uma rádio. Mostraremos como você pode configurar uma rádio utilizando um conhecido aplicativo de edição de áudio, o VirtualDJ.

Para conseguir fazer os passos a seguir, você precisará baixar o aplicativo e ter uma conta em um servidor de streaming. Não se preocupe, pois explicaremos como você pode fazer isso gratuitamente.

O primeiro passo é ter o VirtualDJ instalado no seu computador. Você pode baixar o app ao clicar no botão abaixo.

Em seguida, você precisa ter uma assinatura em serviço de servidor de streaming. Você pode fazer uma breve pesquisa na internet para encontrar diversas opções para esse fim. Podemos sugerir dois serviços, o Listen2MyRadio e o My Radio Stream. Ambos contam com pacotes pagos e que apresentam mais vantagens, mas também permitem a transmissão de áudio gratuito.

Para fins de amostragem, utilizaremos os serviços do Listen2MyRadio. É válido lembrar que servidores gratuitos tendem a ser mais instáveis que aqueles os quais você gasta para manter.

Montando o seu servidor

O primeiro passo para ter o seu servidor de áudio é fazer uma conta no servidor. Clicando aqui, você deve selecionar escolher “Sign Up for Free Account”. Inclua os seus dados e inicie a navegação na sua conta no Listen2MyRadio.

Se tudo deu certo, você deve ver uma tela como essa, sendo necessário que você clique em “Install”:

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Listen2MyRadio)

Em seguida, inclua todas as informações necessárias: senha de admin (a da conta), senha da rádio, nome da transmissão e dois textos, de no mínimo 30 palavras, descrevendo a rádio e/ou programa transmitido. Para finalizar, escolha qual será o endereço da rádio.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Listen2MyRadio)

Após configurar algumas informações da sua rádio, você verá uma tela em que será necessário onde ficará o servidor que realizará a transmissão. O Listen2MyRadio sugere que sejam usados os servidores do Reino Unido. Escolheremos para fins de teste.

Agora, você chegará a uma tela com informações sobre o IP da sua rádio. É necessário que você anote o IP do servidor, assim como a porta que ele está usando. Em seguida, clique em “Radio Details”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Listen2MyRadio)

Se tudo deu certo, você verá o status da sua transmissão. Se o stream estiver ligado, você já pode utilizar os dados no seu programa de áudio para colocar a rádio no ar. Para conseguir um dos links para a sua transmissão, clique em All Stream Links.

Configurando o Virtual DJ

Com os dados do servidor já em mãos, você pode configurar o VirtualDJ. É válido lembrar que para poder usar o aplicativo como base de sua rádio, é necessário que você tenha a versão PRO do programa. Caso contrário, o streaming será interrompido a cada 10 minutos.

Se você quiser configurar o VirtualDJ para que ele transmita a sua rádio, deve iniciar o aplicativo e, na aba “Record”, selecionar “Broadcast” e, em seguida, “Config”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ali, é necessário que você mude o formato do áudio para MPEG, permitindo a transmissão Shoutcast. Alterando o Bitrate, você escolhe a qualidade do áudio da sua rádio, mas, dependendo da velocidade da sua conexão, colocar uma qualidade muito alta pode gerar travamentos do streaming.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na área “Server”, você deve selecionar “Broadcast to a radio server”. Aqui, você incluirá as informações conseguidas no Listen2MyRadio (ou qualquer outro servidor que você venha a assinar).

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em Server, você deve colocar o IP do servidor; em Port, o número da porta informado; em Name, você pode dar o nome que quiser à sua rádio; em Password, você deve incluir a senha da sua transmissão (não confundir com a senha de administrador do servidor). Feito isso, clique em OK.

Se o servidor foi iniciado corretamente, ao clicar em “Start Recording”, a transmissão será iniciada.

Modo avançado

Apesar de colocarmos essa última opção como “avançada”, na verdade, ela mostra como você pode configurar um programa que traz muito mais opções para a sua rádio. Estamos falando do SAM2 Broadcaster, aplicativo que você pode baixar clicando no botão abaixo.

Durante a instalação, você receberá a opção de instalar os servidores Firebird. Apenas concorde com as opções pré-estabelecidas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O SAM2 Broadcaster é um programa pago, mas você pode utilizá-lo por um período para poder testá-lo. Após a instalação, entre no aplicativo. Você terá a opção de fazer uma varredura em uma pasta do seu computador, buscando arquivos de mídia para serem reproduzidos pelo programa e transmitidos na sua rádio.

Assim que você estiver dentro do SAM2 Broadcaster, nas opções superiores, escolha “Windows” e, em seguida, selecione “Encoder”. Clique no ícone + da janela Encoder, selecionando o plugin MP3 (LAME_ENC).

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Isso fará com que outra janela se abra, mostrando as opções do streaming da sua rádio.

Na aba “Converter”, você pode selecionar o bitrate do seu áudio. Como informamos previamente, quanto maior for o bitrate da sua rádio, maior a chance da transmissão engasgar se você não tiver uma conexão de internet potente.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na aba “Server Details”, você deverá incluir as informações conseguidas através do seu servidor de streaming. Você deverá colocar o IP da sua rádio, a sua porta e a senha da rádio (não confundir com senha de admin). Você pode incluir algumas informações adicionais, como nome, um endereço da internet que será exibido no perfil da transmissão etc.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Com tudo pronto, clique em OK.

De volta à tela do SAM2 Brodcaster, em Encoder, você verá uma linha com algumas informações de streaming. Se tudo estiver certo com o seu servidor, apenas clique duas vezes na linha para iniciar a transmissão da sua rádio.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Dentro do SAM2 Brodcaster, você poderá criar suas listas de músicas, além de incluir efeitos sonoros, utilizar o seu microfone ou qualquer áudio que quiser para enriquecer a sua rádio.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.