App de mensagens BBM da BlackBerry recebe reviews suspeitos no Google Play

Imagem de: App de mensagens BBM da BlackBerry recebe reviews suspeitos no Google Play

O aplicativo de mensagens da Blackberry BBM ganhou uma versão para Android nessa terça-feira (22), recebendo mais de 150 mil reviews no Google Play. No entanto, boa parte das análises da versão norte-americana da loja parece ser falsa, uma vez que as críticas apresentam um mesmo texto-padrão de agradecimento à empresa e concedem cinco estrelas ao aplicativo – a maior qualificação de qualidade do sistema.

O blogueiro de tecnologia Terence Eden vasculhou o mar de comentários idênticos e encontrou alguns sinais de que há algo errado, como o review da imagem abaixo, em que um usuário cola junto com o texto falso a seguinte mensagem: “Prezado Sr. Ahmed, por favor publique a seguinte declaração na página do novo Blackberry Messenger App para Android”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Terence Eden`s Blog)

De acordo com Eden, há três possíveis explicações para o ocorrido:

  1. A Blackberry pagou ou encorajou de alguma forma os usuários para deixarem análises positivas;
  2. Um dos parceiros da Blackberry pagou os encorajou usuários para deixar análises positivas na loja, ainda que sem aprovação da companhia;
  3. Um dos clones do BBM disponíveis na loja tentou angariar falsas análises que acabaram sendo postadas por engano no aplicativo oficial.

Em resposta ao Globe and Mail, a porta-voz da empresa, Victoria Berry, afirmou que a companhia não aprova esse tipo de atividade e está determinada a trabalhar juntamente com o Google Play para resolver essa situação.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.