Apesar da baixa audiência registrada na exibição do episódio 11 da terceira temporada, a produção de This is Us está confiante de que até o final dela conseguirá recuperar a atenção do público. Faltam ainda seis episódios para serem exibidos até a season finale, mas o criador da história, Dan Fogelman, e o showrunner Isaac Aptaker acreditam que podem mudar isso com o que estão chamando de um final "elegante e satisfatório".

A série vem construindo uma tradição de emocionar os espectadores e levar até os mais durões às lágrimas nos episódios de encerramento de temporada – e, para a terceira, não deve ser diferente. Em entrevista ao site norte-americano Deadline, Fogelman adiantou que a baixa audiência não deve impactar negativamente a série, que já tem várias temporadas em planejamento e uma quarta confirmada. Cada uma terá uma forma de explorar os sentimentos da família Pearson e, no caso da terceira, sua temática é redenção e renascimento. "A próxima temporada será sobre novos começos e recomeços", revelou ele.

Antes dela, no entanto, veremos mais desdobramentos da parte atual na descontínua linha do tempo de This is Us e teremos também insights sobre um dos casais favoritos do público. "Estamos fazendo um episódio quase em tempo real que foi escrito por uma famosa dramaturga, Bekah Brunstetter, e isso é essencialmente ver as pessoas sentadas em uma sala por 45 minutos", disse Aptaker. "Esse é o episódio 15. Temos um episódio passando por diferentes fases do relacionamento de Beth e Randall ao longo dos anos. Então, vamos ver o primeiro encontro deles e outros marcos importantes. Esse é o episódio 17."

Elegante e satisfatório: o que esperar da season finale de This is Us

O relacionamento de Beth e Randall está sob os holofotes desde o início da temporada, quando a campanha eleitoral dele entrou no meio das questões familiares dos dois, criando rupturas. Apesar de aparentemente estar tudo bem, a trama envolvendo o casal serviu pra despertar a curiosidade sobre como tudo começou entre eles.

Além disso, a série vem tratando da recente descoberta de que, na verdade, o irmão de Jack, Nick (Griffin Dunne), está vivo e não morreu na guerra, conforme se acreditava até então. Como os irmãos Pearson vão lidar com ele e, principalmente, como a chegada dele vai impactar a vida de Rebecca (Mandy Moore)?

Elegante e satisfatório: o que esperar da season finale de This is Us

“Nick disse a eles: 'Isso é tudo que posso lhes dar para manter minha própria saúde, preciso fechar esta porta'. É sobre como eles lidam com isso como uma família, especialmente Kevin e Rebecca, que estavam nessa juntos”, disse Aptaker sobre o tipo de abertura que Nick daria aos outros Pearson para qualquer tipo de convivência. Desde que o personagem apareceu, em uma versão do passado, já ficou bem claro para o público que ele era completamente diferente do irmão. Boa parte dos desdobramentos desse novo personagem também deve acontecer ainda na terceira temporada.

Gran finale

Embora ainda esteja relativamente longe – provavelmente três novas temporadas virão antes disso –, a series finale de This is Us é algo que sempre ronda a mente dos produtores e roteiristas da série. Não vai ser fácil, afinal, dar um destino a personagens tão queridos e manter no encerramento de tudo o mesmo nível que a narrativa consegue alcançar desde a première.

Elegante e satisfatório: o que esperar da season finale de This is Us

Apesar disso, Aptaker contou que o fim é algo sobre o qual todos os envolvidos com a criação da série já estão sabendo. "Desde o primeiro dia, Dan veio com o seu plano mestre para o programa e disse: 'Acho que é aí que acabamos'. Isso é o que eu sei. Vamos descobrir o resto juntos. Então todos os escritores e atores realmente sabem de tudo. Somos todos muito bons em guardar segredos até agora, já faz 3 anos! Mas é um livro completamente aberto para todos que trabalham no programa, não há segredos ali.”

Embora não revele nada além disso, ele garante que a expectativa é de que seja elegante. "É assim que estamos indo. Eu espero que, quando chegarmos ao nosso final, as pessoas pensem que é uma conclusão realmente satisfatória, que faz sentido; que elas sintam que assistiram a algo que é um trabalho completo, porque é realmente assim que estamos tentando planejá-lo. Quase como se fosse um livro ou um filme superlongo. Temos esse objetivo em mente há muito tempo.”

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.