Universidade portuguesa cria sistema que vê através de automóveis longos

Imagem de: Universidade portuguesa cria sistema que vê através de automóveis longos

Ultrapassar um ônibus ou mesmo um caminhão pode ser um perigo para motoristas de carros – ainda mais quando estamos viajando em vias de mão dupla. Devido à visibilidade muitas vezes nula, fica difícil saber se outro automóvel está vindo na direção contrária. Mas pesquisadores da Universidade de Porto, em Portugal, desenvolveram um sistema que pretende resolver esse problema.

Com uma câmera instalada na parte frontal dos veículos longos, as imagens são transmitidas por sinal wireless até um monitor LCD no carro, permitindo assim ao motorista visualizar o tráfego mesmo atrás de um caminhão ou ônibus. O sinal, no entanto, conta com um pequeno atraso de 200 milissegundos, mostrando os veículos dez metros atrás de onde realmente estão.

Enquanto esta tecnologia pode oferecer soluções para os motoristas na hora de ultrapassar grandes veículos, ela também traz alguns riscos. Depender de um sinal wireless é estar vulnerável às interferências, e confiar nesse momento de ausência de transmissão pode gerar acidentes graves.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.