Alerta! Este texto contém SPOILERS do episódio 9x09 da série The Walking Dead, exibido no domingo, dia 10 de fevereiro, pela AMC e pela FOX. Não prossiga se não quiser saber detalhes da trama.

The Walking Dead retornou para a segunda fase da 9ª temporada com uma nova e refrescante perspectiva. Quem diria que um mundo sem Rick Grimes poderia ser até melhor? Quer dizer, para nós espectadores, já que para os sobreviventes as coisas começam a se complicar.

No episódio S09E09, entendemos como o arco dos Sussurradores será transportado dos quadrinhos para a telinha. Primeiramente, o papel de Carl na trama foi divido entre Judith (Cailey Fleming), jovem o suficiente para ter a relação de cumplicidade com Negan (Jeffrey Dean Morgan), e Henry (Macsen Lintz) – já adolescente e ingênuo o suficiente para começar uma relação com a filha do inimigo.

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Ambas as narrativas pertencem ao filho de Rick (Andrew Lincoln) nas HQs, mas os produtores preferiram se livrar de Chandler Riggs e separar as narrativas com atores melhores. Sem ofensas ao ator, mas a pequena Cailey Fleming é uma das melhores coisas na série em anos. Vamos aos principais acontecimentos do episódio.

Veja também: The Walking Dead: Danai Gurira, a Michonne, sairá da série após 10ª temporada

Negan e Judith

Continuando de onde o vimos pela última vez, Negan completa sua fuga. Mas não sem antes ser flagrado por Judith. Mesmo com sua pistola apontada para ele, a garotinha acaba deixando o homem ir embora, mas avisa que não há nada para ele lá fora e que se o ver novamente vai atirar. Após Negan prometer que não machucaria ninguém, Judith até mesmo deixa que ele leve sua bússola – de tão certa ela parecia estar que o (ex?) vilão voltaria.

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Obviamente, a pequena (e melhor) Grimes estava certa. Encontrando o Santuário vazio e percebendo que o mundo mudou e continuou sem ele, Negan decide voltar à Alexandria e sua cela. Nos minutos finais do episódio, ele é interceptado por Judith, que cumpre sua promessa atirando no pneu de sua moto.

Negan admite que ela estava certa e os dois retornam juntos para a comunidade. Os diálogos entre os dois são sempre divertidos e com várias camadas. Além disso, o respeito mútuo entre Negan e Judith é surpreendentemente crível (afinal, é uma amizade/rivalidade entre uma menininha e um homem adulto), créditos para os atores e/ou novos roteiristas.

Michonne captura um dos Sussurradores, Daryl usa Henry

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Michonne (Danai Gurira) e seu grupo de busca conseguem escapar do cemitério e retornar para Hilltop com o corpo de Jesus (Tom Payne). No entanto, no caminho eles encontram alguns walkers e Daryl (Norman Reedus) descobre alguns “Sussurradores” entre eles.

Após uma breve luta, apenas uma jovem adolescente sobrevive e Michonne decide levá-la para responder algumas perguntas e descobrir mais sobre esses estranhos inimigos. A garota se recusa a responder ao interrogatório e Michonne encarrega Daryl de questioná-la enquanto volta para Alexandria para avisar aos amigos do novo perigo.

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Daryl então prende a jovem em uma cela ao lado de onde Henry (Matthew Lintz) ainda está preso por ter bebido na última season finale. Após o funeral de Jesus, o arqueiro volta a interrogar a menina, que mente dizendo que seu grupo é pequeno, mas fala a verdade sobre sua mãe ainda estar lá fora. Ela ainda explica que eles não consideram paredes seguras, então viajam e vivem entre os mortos. “Eles nos protegem e nós protegemos eles”.

Insatisfeito com as poucas respostas, Daryl começa a ameaçar a jovem, no que Henry – vendo tudo da cela ao lado – grita para o homem parar. Daryl concorda, mas diz que o garoto vai continuar preso até “ficar mais esperto”.

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Sozinhos, os dois adolescentes começam a conversar e finalmente descobrimos o nome de Lydia (Cassady McClincy). Mas não só o público, pois Daryl esta do lado de fora da janela ouvindo toda a conversa entre os dois – claramente decidindo que esse seria o jeito mais fácil de conseguir descobrir quem são essas pessoas.

Rosita está grávida e em um quadrado amoroso

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Durante mais uma tentativa frustrada de Eugene se declarar, Rosita (Christian Serratos) sente um enjoo suspeito e é socorrida por Siddiq (Avi Nash) – presente e cuidando dos ferimentos do primeiro. Nós (e um enxerido Eugene) então descobrimos que ela está grávida do médico.

Aparentemente os dois estavam juntos antes dela começar seu relacionamento com Gabriel (Seth Gilliam). Me corrijam se estiver enganada, mas podemos chamar oficialmente esse de “o primeiro quadrado amoroso de The Walking Dead”, certo?

Alpha contra-ataca

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Sem saber da morte de Jesus e que os outros já retornaram, Luke (Dan Fogler) e Alden (Callan McAuliffe) ainda procuram pelos amigos na floresta quando são cercados por zumbis estranhamente imóveis. Eles começam a se aproximar e fica claro que eles estão sendo cercados por Sussurradores. Antes que possam reagir, Alpha aponta uma espingarda na cabeça dos dois.

The Walking Dead: Henry e Judith tomam o lugar de Carl no episódio S09E09 SPOILERS

Podemos presumir que a líder irá tomar os dois como reféns para recuperar Lydia – ou talvez ela devolva um deles morto para passar uma mensagem. Só saberemos com certeza no próximo domingo, dia 17 de fevereiro, quando o episódio 10 da 9ª temporada de The Walking Dead for ao ar pela AMC nos Estados Unidos e pela FOX no Brasil.

Mais novidades sobre The Walking Dead