Indiano perdido encontra caminho de casa com ajuda do Google Earth

Imagem de: Indiano perdido encontra caminho de casa com ajuda do Google Earth

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Blog)

Histórias tristes da vida real também podem ter um final feliz, como a do indiano Saroo Munshi Khan. Com a ajuda do Google Earth, ele reencontrou sua família 26 anos após se perder de seu irmão mais velho em uma estação de trem.

Em 1986, Khan tinha cinco anos e estava dormindo dentro de um trem enquanto seu irmão mais velho Guddu, então com 14 anos, passeava pela estação buscando ajuda para a sua família durante uma parada na cidade de Berhanpur. Horas depois, o pequeno acordou e se deu conta de que estava em um local totalmente desconhecido e sozinho.

Ao perceber o que havia acontecido, o garoto estava em Calcutá, localizada a 1.500 quilômetros de Berhanpur. A situação o obrigou a viver nas ruas por semanas até ser abrigado em um orfanato e, posteriormente, adotado por uma família australiana que se mudou para a Tasmânia e lhe deu um novo nome: Saroo Brierley.

(Fonte da imagem: Reprodução/Vanity Fair)

De volta para casa

Foi em 2011 que Khan decidiu resgatar as suas memórias de infância na esperança de traçar a rota de casa. Com a ajuda do Google Earth, tentou identificar sua terra natal, Khandwa, e refazer o possível trajeto do dia em que se perdeu.

Algum tempo depois, o indiano conseguiu reconhecer um bairro e uma rua. Em 2012, viajou até lá e, com a ajuda dos moradores locais, conseguiu reencontrar sua família: mãe, irmã e irmão.

A história de Khan foi contada no livro “Long Way Home” (numa tradução livre, Um longo caminho de volta para casa), e o Google também produziu um vídeo contando essa história, que você confere a seguir (em inglês):

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.