O CEO do canal americano FX, John Landgraf, expressou duras críticas aos recentes números de audiência divulgados pela Netflix, ao realizar a apresentação das novidades de seu canal aos jornalistas presentes no TCA (Television Critics Association) nessa segunda-feira (4).

Landgraf comentou a notícia sobre o sucesso das séries You e Sex Education, que teriam alcançado (cada uma) cerca de 40 milhões de assinantes do streaming nas quatro primeiras semanas após seus lançamentos: “Isso nos faz pensar que são as séries mais assistidas da América”.

Porém, “a Netflix não está te contando a história toda”, disse o executivo. Landgraf lembrou que a companhia de streaming contabiliza como “assistido” qualquer exibição de pelo menos 70% de um episódio.

Para o CEO do FX, isso “não é nem remotamente uma representação precisa do desempenho de um programa de longa duração”; enquanto canais de TV aberta ou por assinatura têm como base a média de audiência de toda uma temporada.

“A fonte desses números: a Netflix", lembrou o líder da rival do streaming. "Não é bom para a sociedade quando uma entidade ou pessoa consegue unilateralmente fazer as regras ou pronunciar a verdade".

FX critica audiência da Netflix e números inflados de You e Sex EducationPara CEO do FX, números de audiência de Sex Education e You são "inflados" pela Netflix.

Landgraf resgatou, em seguida, os dados da Nielsen - companhia que também afere os números das emissoras norte-americanas - que revelaram que a audiência ao longo da temporada de You na plataforma foi, na verdade, de 8 milhões de espectadores; o que “ainda é bom, mas não é um média de 40 milhões”.

Ainda de acordo com a Nielsen, Sex Education teve, por sua vez, um pouco menos de 3 milhões de espectadores em média em suas primeiras semanas de lançamento.

“Eles estão dando a impressão de que a grande maioria de seus programas na plataforma está funcionando. Nenhum de nós gosta de admitir fracasso, mas o fracasso criativo é inevitável e ninguém está isento”, concluiu John Landgraf.

Relacionado: Sucesso: Netflix celebra audiência de Bird Box, You, Sex Education e fala dos concorrentes