WiFi mais rápido do mundo é 100 vezes mais poderoso que o Google Fiber

Imagem de: WiFi mais rápido do mundo é 100 vezes mais poderoso que o Google Fiber

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Há uma quantidade considerável de pessoas que preferem conectar os seus computadores à internet através de cabos, por conta da maior velocidade de conexão. No entanto, pesquisadores alemães da Fraunhofer Institute for Applied Solid State Physics (IAF) e da Karlsruhe Institute of Technology (KIT) fizeram algo que pode mudar a opinião de muita gente sobre este assunto.

Nós estamos falando do WiFi mais rápido do mundo, que foi criado por estudiosos das duas instituições e que já foi testado e comprovado como o mais “potente” de todo o globo. De acordo com as informações divulgadas, a novidade utiliza uma alta frequência de 237,5 GHz e consegue transferir dados a uma taxa de 100 GB por segundo.

Além de ser uma marca realmente alta de velocidade de conexão, o WiFi alemão chama a atenção por ser 100 vezes mais veloz do que o famoso Google Fiber — e, apesar de a frequência não penetrar bem em cômodos fechados, é possível transferir o conteúdo inteiro de um Blu-ray em apenas dois segundos de trabalho.

Este deve ser apenas o começo...

O recorde anterior de WiFi mais rápido do mundo era desta mesma equipe, sendo que a versão anterior atingiu a marca de 40 GB por segundo. Os pesquisadores testaram a novidade atual no alto de grandes arranha-céus, comprovando que o seu “produto” pode ser uma maneira de oferecer conexões de qualidade em grandes locais em que a estrutura de cabos seria cara demais, por exemplo.

E, se você pensa que os 100 GB por segundo são o limite, você está enganado. Um dos responsáveis pelo projeto afirmou que a transferência de dados pode ser aumentada com a utilização de técnicas de emprego óptico e elétrico, assim como o uso de múltiplas antenas de transmissão e recebimento — e parece que eles podem chegar à taxa de 1 TB por segundo.

Bacana, não é?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.