Turbine o Menu Iniciar de seu computador

Imagem de: Turbine o Menu Iniciar de seu computador

Embora tenha muitas diferenças estruturais em relação aos sistemas operacionais anteriores da Microsoft, a primeira mudança notada no Windows 7 é o visual reformulado. Com mais destaque para a Barra de tarefas e os ícones mais organizados, o software é considerado por muitos a versão mais bonita do Windows já criada.

Porém, por mais mudanças que tenha sofrido, o sistema operacional continua mantendo o mesmo visual das versões anteriores no Menu Iniciar. É claro, houve algumas alterações, mas nada que se diferencie do que é encontrado no Vista.

Neste artigo organizamos algumas opções para modificar totalmente o visual do Menu Iniciar do computador, permitindo uma maior organização e acesso fácil aos programas, ou simplesmente garantindo uma bem-vinda mudança visual.

Embora o foco seja o Windows 7, a maioria dos programas é compatível com as versões XP e Vista do Windows, portanto não é preciso se preocupar em ter o computador atualizado com a última versão do sistema operacional.

Programas para turbinar o Menu Iniciar

RunMe

O RunMe é uma ferramenta totalmente gratuita e que dispensa instalações, desenvolvida para o usuário que gosta de ter controle total sobre o computador. Com ele, pode-se configurar desde os atalhos exibidos até a parte visual, incluindo temas e efeitos totalmente personalizados.

O programa não atua exatamente como um substituto ao Menu Iniciar clássico, já que este ainda pode ser acessado. O que faz é disponibilizar na Área de trabalho um menu para acesso rápido, que pode ser movimentado de forma livre a fim de facilitar seu uso.

Start Menu 7

Uma reclamação constante em relação ao Windows 7, principalmente por quem acaba de migrar da versão XP, é a impossibilidade de utilizar o visual clássico do Menu Iniciar. O Start 7 Menu resolve esse problema, ao reorganizar totalmente a forma como os programas são exibidos, facilitando o acesso através do mouse e do teclado.

O software reorganiza a forma como os diferentes aplicativos são acessados, dividindo-os por categorias mais racionais. Com ele, dá para agrupar em um mesmo grupo todos os aplicativos de escritório, jogos e editores de imagem do computador, por exemplo. Além disso, configurações do teclado permitem acionar qualquer função do sistema com atalhos totalmente personalizados.

Aston2 Menu

O Aston2 Menu foi projetado pensando em usuários que priorizam a velocidade na hora de utilizar o computador, mas não deixam de lado um visual bonito. Com uma mistura de Menu Iniciar clássico com Windows Explorer, o programa permite um modo mais fluído e dinâmico de acesso aos programas instalados na máquina.

Para quem gosta de mais funções e visuais sofisticados, o programa conta com uma série de skins personalizáveis. Além de mudar a aparência do computador, há a opção de adicionar calendário e a previsão do tempo de sua cidade de forma clara e organizada.

Windows 7 Start Button Changer

Feito especificamente para o Windows 7, o Windows 7 Start Button Changer modifica a aparência do botão que acessa o Menu Iniciar, atuando como um complemento visual para as modificações feitas pelos demais programas deste artigo.

Para realizar as modificações desejadas, o programa muda algumas configurações estruturais do Windows 7, o que pode resultar em problemas de visualização. Felizmente, conta com uma ferramenta que restaura os parâmetros originais do sistema, evitando qualquer espécie de dor de cabeça.

Tidy Start Menu

Depois de certo tempo de uso do Windows, fica complicado encontrar todos os programas instalados sem um pouco de esforço. Conforme softwares são utilizados (ou não), a ordem de entrada fica desorganizada, obrigando o usuário a expandir o Menu cascata para encontrá-los.

O Tidy Star Menu é um programa que tem como objetivo organizar a forma como os programas são exibidos no Menu Iniciar, seja por categorias pré-determinadas ou aquelas criadas pelo próprio usuário. Com dois modos de personalização, o software é ideal para quem gosta da aparência padrão do sistema operacional, mas procura uma forma de deixá-lo mais organizado.

ObjectDock

Embora não realize modificações no Menu Iniciar em si, o ObjectDock serve como um substituto na hora de acessar os programas mais utilizados pelo usuário. Em vez de ter que navegar por vários menus ou encher a Área de trabalho de ícones, o programa adiciona uma série de ícones à Barra de ferramentas para acesso rápido aos documentos e softwares presentes na máquina.

O ObjectDock conta com vários temas pré-instalados (com outras opções disponíveis no site do desenvolvedor), além de permitir personalizar totalmente o tamanho dos ícones, efeitos de transparência, fundo e outras opções.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.