Uma das franquias de ação mais longevas do cinema, com oito filmes produzidos até agora, Velozes e Furiosos vai ganhar um spin-off com protagonistas femininas. O anúncio foi feito na última semana pelo astro da série, Vin Diesel, em um post no Instagram.

Segundo o astro, a ideia de produzir um filme da série só com mulheres como protagonistas surgiu ainda em 2017, mas agora recebeu um sinal verde da Universal Pictures. Tanto que já foi divulgado quem serão as roteiristas do filme: Nicole Perlman, Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet.

Perlman trabalhou recentemente em Guardiões da Galáxia; e Robertson-Dworet é uma das roteiristas de Capitã Marvel, que estreia em março. Já Beer foi a responsável por Sierra Burgess é uma Loser, comédia romântica da Netflix.

Ainda não há informações sobre possíveis tramas ou se as personagens dos filmes anteriores voltarão para o spin-off: atrizes como Michelle Rodriguez e Jordana Brewster são veteranas da franquia, que já contou com a participação também de Gal Gadot, Helen Mirren, Eva Mendes e Charlize Theron.

Não à toa, o anúncio do spin-off vem depois de críticas contundentes de uma das principais atrizes de Velozes e Furiosos, Michelle Rodriguez, que chegou a ameaçar deixar a franquia em definitivo, caso os responsáveis pela série “não mostrassem algum amor pelas mulheres”.

Em uma entrevista à Entertainment Weekly em 2017, Rodriguez afirmou que a falta de atenção dada às personagens femininas na série era “patética” e mostrava “falta de criatividade”. “Eu tenho feito filmes com Jordana (Brewster), que interpreta a irmã de Dom Toretto, há 16 anos e posso contar em uma mão quantas falas eu tive com ela. Eu acho que isso é patético e uma falta de criatividade. Homens não sabem sobre o que as mulheres conversam. Eles acham que elas apenas ficam por aí falando sobre homens, e essa é uma triste verdade que resulta do fato de homens serem os roteiristas dominantes em Hollywood”, criticou a atriz.

O novo spin-off de Velozes e Furiosos se junta a outros filmes recentes baseados em franquias famosas que trocaram protagonistas homens por mulheres. É o caso de Caça-Fantasmas, de 2016, e Oito Mulheres e um Segredo, lançado no ano passado. A tendência também foi abraçada pela Sony em MIB: Homens de Preto - Internacional, que chega aos cinemas em junho. No novo filme da franquia, Tessa Thompson será uma das protagonistas, ao lado de Chris Hemsworth.

O filme de Velozes e Furiosos só com mulheres não tem data de estreia, mas antes disso os fãs da franquia poderão matar a saudade de alguns dos personagens com outro spin-off. Hobbs & Shaw estreia em agosto deste ano e mostrará o embate entre os personagens vividos por Dwayne Johnson e Jason Statham.

Este texto foi escrito por Rafael Waltrick via nexperts.