Que tal comer uma pizza produzida em uma impressora 3D? [vídeo]

Imagem de: Que tal comer uma pizza produzida em uma impressora 3D? [vídeo]

Já faz algum tempo que as impressoras 3D estão em alta. Embora em um primeiro momento elas pareçam ter apenas aplicações simples e decorativas, o potencial desse tipo de tecnologia é enorme e pode ajudar a tornar nossa rotina ainda mais cômoda.

Um exemplo disso são as impressoras 3D capazes de gerar comida, bastando ter os insumos básicos necessários para a confecção dos alimentos. Aqui mesmo no Tecmundo, você já deve ter visto modelos que podem fabricar burritos, bolos ou biscoitos e, inclusive, tem designer brasileiro envolvido nesse meio.

Em maio, nós noticiamos que a NASA tinha planos de criar uma impressora de comida. Poucos meses depois, o primeiro protótipo desse equipamento apareceu em um evento de sustentabilidade realizado recentemente nos EUA, conforme mostrado pelo canal KXAN, uma filial da emissora norte-americana NBC.

O responsável pelo projeto, Anjan Contractor, conta que a ideia da Agência Espacial é, a princípio, usar a tecnologia em um futuro próximo para alimentar os astronautas durante viagens espaciais de longa duração.

Na exposição de demonstração, como você pode conferir no vídeo acima (a partir de 1:15), o aparelho produziu pequenas pizzas. A máquina usa ingredientes que podem ser mantidos frescos por anos, algo essencial para quem irá passar muito tempo vagando pelo espaço.

Além de despejar molho de tomate e queijo sobre a massa, a impressora 3D da NASA conta com uma placa localizada abaixo do alimento, a qual é usada para aquecê-lo. A tecnologia ainda não teve aprovação da FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador de alimentos nos EUA, mas é possível que no futuro essa máquina possa estar em qualquer cozinha, inclusive a sua.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.