Há quase 14 anos no ar, uma série precisa de muitas emoções para manter a sua audiência interessada. E emoção é o que não falta em Grey’s Anatomy, seja alegria ou tristeza. O seriado de Shonda Rhymes está em sua 15ª temporada e, entre casamentos, términos, aviões caindo e adoções, ainda conquista até o coração mais durão da audiência.

Já é de se esperar que uma série de drama que se passa em um hospital tenha muitas mortes pela frente, mas poucas conseguem matar tanto do seu elenco principal como Grey’s Anatomy. Entretanto, não só de mortes e desastres se faz um seriado que já foi indicado a 38 prêmios Emmy e a 10 Globos de Ouro, gerou 3 spin-offs e se tornou um ícone de cultura popular contemporânea.

Para relembrar alguns dos momentos mais emocionantes, preparamos uma lista de episódios em ordem cronológica que farão, ou já fizeram, você chorar com Grey’s Anatomy:

1. Episódio 6 da 2ª temporada: "Into You Like A Train"

Nesse capítulo, os dramas de relacionamento de Meredith e Derek são interrompidos quando um acidente de trem faz com que diversos passageiros sejam levados para o Seattle Grace Hospital. Entre os pacientes estão Bonnie e Tom — uma jovem mulher que está noiva e prestes a se casar e um senhor na casa dos 50 anos —, que estão empalados juntos em uma barra de metal.

Os médicos informam que a única maneira de tentar salvá-los é uma complicada cirurgia que envolve puxar um deles da barra, o que pode levar à morte. Tom, por ser mais velho, se oferece, mas Bonnie está em estado mais grave e acaba sendo escolhida. Tudo nesse episódio é motivo de lágrimas: Tom se sacrificando, Bonnie percebendo que morrerá em breve e Meredith ficando ao lado de Bonnie, indignada por ela estar sendo deixada de lado na cirurgia. Já começamos a lista gastando lencinhos.

2. Episódio 17 da 2ª temporada: "As We Know It"

Muitas coisas estressantes acontecem neste episódio: Dra. Bailey está em trabalho de parto e se recusa a dar à luz sem seu marido por perto, o marido dela entra em parada cardíaca, e Richard tem um ataque de pânico. Achou complicado? Tem mais. Meredith, que estava envolvida em uma cirurgia para retirar uma bomba do peito de um paciente, observa enquanto o chefe do Esquadrão Antibombas leva o explosivo embora.

O artefato explode, matando a ele e mais um membro do esquadrão, e também nocauteia Meredith. O mais triste é acompanhar o líder do esquadrão tentando acalmar Meredith durante todo o processo, para acabar morrendo daquela forma. A cena em que Izzi e Cristina levam Meredith para o chuveiro e cuidam dela é a gota d’água da choradeira.

3. Episódio 27 da 2ª temporada: "Losing My Religion"

Quem não se lembra do romance épico entre Izzi e o querido paciente Denny? Para quem torcia para que esse relacionamento desse certo, esse episódio foi uma reviravolta de emoções. Começando feliz, com um transplante de coração bem-sucedido para Denny e com Izzi aceitando seu pedido de casamento. Mas como felicidade dura pouco, Denny acaba morrendo enquanto os internos se arrumam para uma festa para a sobrinha de Richard.

A cena em que Izzi percebe que Denny está morto é devastadora. Chorando, deitada ao lado dele com vestido de festa, Izzi é carregada para fora do quarto por Karev. Izzi se sente culpada por ter levado tanto tempo para se arrumar e por Denny ter morrido sozinho, e nós choramos junto com ela.

4. Episódio 16 da 3ª temporada: "Drowing On Dry Land"

Na sequência de um enorme acidente de balsa que está movimentando todo o hospital, Meredith, que está atendendo no local do acidente, acaba caindo na água e quase se afogando. Derek consegue tirá-la da água a tempo e levá-la para o hospital, mas a água fria a deixa em hipotermia com um risco sério de morte.

É emocionante ver como todos tentam fazer o máximo que podem para salvar Meredith. Cristina deixando claro para Burke que Meredith é a pessoa dela sempre traz lágrimas aos olhos de qualquer fã de Grey’s Anatomy.

5. Episódio 17 da 4ª temporada: "Freedom"

Um pouco de alegria também é preciso! Após anos de idas e vindas entre Meredith e Derek, eles finalmente se entendem. Apesar de não conseguir confiar completamente em Derek, Meredith vai até à propriedade dele e monta com velas uma planta da futura casa deles. É uma cena muito bonita, em que ela aponta para ele onde casa coisa ficará e onde os filhos deles brincarão.

Embora se encerre de uma maneira não tão romântica, com Derek saindo para terminar com Rose e deixando Meredith sozinha, ela ainda marca o início oficial do relacionamento mais marcante de Grey’s Anatomy.

6. Episódio 18 da 5ª temporada: "Stand By Me"

Esse é um episódio que lida com perda, dor e depressão. Após Derek perder um paciente de quem ficou muito próximo, ele se afasta de tudo e todos. Callie, Hunt e outros personagens tentam ir conversar com ele e convencê-lo a voltar, mas nada parece funcionar.

Primeiro Richard e depois Meredith precisam dar uma dura para mostrar que, apesar de ele ter perdido um paciente, ainda é muito necessário no hospital, inclusive para ajudar a salvar a vida de Izzi, que está com um câncer que apenas ele pode operar.

7. Episódio 19 da 5ª temporada: "Elevator Love Letter"

Para balancear um pouco toda a tristeza do episódio anterior, “Elevator Love Letter” traz um momento que os fãs da série esperavam havia muito tempo. Derek finalmente pede Meredith em casamento, no elevador onde eles se conheceram. Melhor ainda, usando como plano de fundo diversos casos em que eles trabalharam juntos.

Depois de tudo de bom e de ruim que aconteceu com eles, Derek nem precisa se ajoelhar. Apenas dizer que quer passar o resto de sua vida com Meredith já é o suficiente para os dois.

8. Episódio 1 da 6ª temporada: "Good Mourning"

O primeiro episódio da 6ª temporada de Grey’s Anatomy traz a despedida de um dos personagens mais queridos da série e um dos membros originais, George O’Maley. Dra. Callie, ex-esposa de George, tendo um ataque de pânico após contar aos colegas da morte dele; Izzi e Callie decidindo doar os órgãos dele; Karev, Izzi, Meredith e Cristina tendo ataques de riso, sem saber como lidar com a situação; e Lexie desmoronando ao esvaziar o armário de George são apenas algumas das cenas destruidoras desse capítulo.

9. Episódio 24 da 6ª temporada: "Death And All His Friends"

Um atirador invade o Seattle Grace Hospital, mata algumas pessoas e fere diversas outras, entre elas Alex Karev. Trata-se do marido de uma paciente do hospital que faleceu e está à procura de Derek. Ele consegue atirar no neurocirurgião e, ao descobrir que Cristina e Avery estão tentando salvá-lo, invade o bloco cirúrgico para impedi-los.

Na confusão, Meredith, que está grávida, tenta convencer o atirador a matá-la no lugar de Derek, mas quem acaba tomando o tiro é o Dr. Hunt. Quando ela e April estão ajudando Hunt, April percebe que Meredith está sangrando; ela revela que está tendo um aborto espontâneo e continua a trabalhar. Lágrimas sem parar durante todo o episódio, que é o último da temporada.

10. Episódio 17 da 7ª temporada: "This Is How We Do It"

Tudo parece que vai ficar lindo e feliz quando, após uma discussão enciumada, Arizona pede Callie em casamento durante uma viagem de carro. Mas isso é Grey’s Anatomy e não pode ser tão simples. Elas acabam sofrendo um acidente, e Callie fica entre a vida e a morte.

Além da dor de Callie se machucar em um momento tão bonito, esse é o capítulo imediatamente anterior ao Episódio Musical™ de Grey’s Anatomy, que não é do gosto de todos e sempre configura entre os piores da série.

11. Episódio 20 da 7ª temporada: "White Wedding"

Apesar de todos os empecilhos que parecem estar ocorrendo antes da cerimônia, Arizona e Callie têm um lindo casamento com a Dra. Bailey formalizando a união. É momento maravilhoso para quem torcia pelo romance das duas.

Mark se oferecendo para dançar com Callie e o pai dela aparecendo no final, mesmo com as diferenças entre eles, é emocionante. Esse capítulo marca também a primeira aparição de Zola, filha de Meredith e Derek.

12. Episódio 10 da 8ª temporada: "Suddenly"

Depois de decidirem adotar Zola, Meredith e Derek passam por um longo e doloroso processo, que incluiu uma briga e separação temporária entre os dois. Tendo poucas esperanças de conseguir a guarda da menina, nesse episódio Meredith chega em casa e descobre que tem uma filha, afinal.

A cena de Derek, Meredith e Zola se abraçando é de esquentar qualquer coração. Zola é a primeira filha do casal, que tem mais dois filhos depois.

13. Episódio 19 da 8ª temporada: "Support System"

O relacionamento de Hunt e Cristina sempre foi atribulado, mas não havia dúvidas do amor entre eles. Por isso esse capítulo é tão triste, quando Hunt admite para Cristina que a traiu. É uma das poucas vezes que podemos vê-la emocionalmente vulnerável em Grey’s Anatomy, já que ela é conhecida por ser fria e durona.

Cristina chorando trancada no banheiro enquanto Hunt tenta desesperadamente abrir a porta é uma das cenas mais deprimentes em que vemos a personagem na série — e olha que não são poucas!

14. Episódio 24 da 8ª temporada: "Flight"

Nesse intenso final de temporada, o avião particular que levava Arizona, Mark, Lexie, Meredith, Derek e Cristina para ajudar em outro hospital cai em uma floresta. Meredith é a única que fica em boas condições e precisa correr contra o tempo para tentar auxiliar os outros.

Lexie, sua irmã, acaba morrendo nos braços de Mark enquanto ele diz que a ama. Logo eles descobrem que Mark está com muitos ferimentos internos e também tem pouco tempo de vida. A morte de Lexie e a cena de Meredith chorando são consideradas algumas das mais tristes de toda a série.

15. Episódio 1 da 9ª temporada: "Going, Going, Gone"

Um mês depois do acidente de avião, acompanhamos como todos estão lidando com a situação. Mark, ainda muito ferido do acidente, acaba entrando em um coma, e a decisão é de que os aparelhos que o mantêm vivo serão desligados.

É o próprio Richard que desliga os aparelhos, e muitos dos amigos de Mark ficam acabados com a situação. Esse episódio também aborda o Estresse Pós-Traumático pelo qual os sobreviventes do acidente estão passando.

16. Episódio 7 da 9ª temporada: "I Was Made For Lovin' You"

Depois de um aborto espontâneo, problemas de fertilidade e uma adoção, Meredith descobre que está grávida. Especialmente após todo o desgaste emocional devido às mortes de Lexie e Mark, ela e Derek ficam felizes e emocionados com a possibilidade de um novo filho.

Você deve ter ido às lágrimas quando Meredith pede para Derek comprar uma camiseta para Zola com a frase “A melhor irmã mais velha do mundo” e ambos se olhando e dizendo “Nós vamos ter outro bebê”.

17. Episódio 12 da 10ª temporada: "Get Up, Stand Up"

O relacionamento complicado de April e Avery teve seus bons momentos. Um deles foi quando, ao perceber que ainda estava apaixonado por April, Avery se levanta durante a cerimônia de casamento dela com Matthew e pede para que ela não se case.

Eles correndo de mãos dadas e fugindo do casamento ainda é uma das cenas mais fofas da série. Depois, os outros personagens ficam sabendo que eles se casaram escondidos.

18. Episódio 11 da 11ª temporada: "All I Could Do Was Cry"

Após o casamento surpresa entre Avery e April, ela engravida, mas os dois descobrem que o bebê tem uma doença que não lhe permitirá sobreviver muito tempo depois de nascer. Mesmo assim, por sua crença religiosa, April decide manter a gravidez e esperar um milagre.

O bebê infelizmente morre logo após o nascimento, e o milagre de April não vem. Além de toda a tristeza de perder um filho, esse episódio marca o começo do fim do relacionamento de April e Avery, que não conseguem superar o fato.

19. Episódio 21 da 11ª temporada: "How To Save A Life"

É hora de darmos adeus para Derek Shepherd. Após sofrer um acidente de carro, o neurocirurgião é levado para o hospital, onde narra para a audiência tudo o que deveria ser feito para ele ser salvo, porém o personagem não consegue falar.

O médico que iria operá-lo se atrasa, e Derek tem morte cerebral declarada. Não há como não chorar na cena de Meredith o chamando logo antes de se despedir, enquanto passam flashbacks do relacionamento deles. É para acabar com qualquer fã.

20. Episódio 9 da 12ª temporada: “The Sound Of Silence"

Meredith fica sozinha com um paciente que acabou de sofrer uma convulsão e é atacada por ele, ficando gravemente ferida. Como resultado do ataque, ela perde temporariamente a audição e precisa ter a boca fechada com metal, o que não lhe permite falar.

Em um momento de dor e frustração, Meredith começa a chorar e é consolada por Alex Karev, que fica ao seu lado. Outro momento triste do capítulo é quando os filhos de Meredith a visitam no hospital e ficam assustados com o estado da mãe, o que faz com que ela desabe.

Qual dessas cenas mais fez você chorar? Você acha que faltou alguma nesta lista? Conte pra gente nos comentários!

As primeiras 14 temporadas de Grey's Anatomy estão disponíveis na Netflix.

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.