Atenção! O texto a seguir contém SPOILERS do episódio 3x11 da série This is Us, exibido pela NBC no dia 22 de janeiro.

No episódio dessa terça-feira (22) de This Is Us, nós finalmente entendemos o motivo de Jack ter escondido de sua família que seu irmão estava vivo e o que separou os dois de vez.

Já no início do episódio vimos que Jack – já pai e casado com Rebecca – recebe diversos cartões postais de Nicky (Michael Angarano), dando a entender que é ele que optou por cortar qualquer tipo de contato com o irmão mais novo.

Enquanto Kevin, Kate e Randall visitam o trailer do já envelhecido Tio Nicky (no presente vivido por Griffin Dunne), acompanhamos no passado a última vez em que Jack viu Nicky, quando foi até o mesmo trailer pedir que ele parasse de escrever e deixando claro que o caçula estava morto para ele.

This Is Us: episódio 3x11 mostra que Jack não era tão perfeito afinal SPOILERS

Mas qual o motivo de toda essa mágoa? Voltemos para o período em que os dois Pearsons estiveram no Vietnã. O irresponsável Nicky decide mostrar ao pequeno filho de Hien (Porter Duong) como pescar do “jeito fácil” – ou seja, jogando granadas no rio. No entanto, uma das granadas emperra e Nicky tenta fazer o garoto entender que tem que pular na água. Ele consegue se salvar, mas a criança morre na explosão do barco.

Quando Jack chega ao local, não dá a chance de Nicky se explicar – o que faria novamente anos depois –, acreditando que o rapaz fez de propósito e determinando que aquele era o momento em que ele desistia de tentar salvar o irmão de si mesmo.

" data-cke-saved-src="/uploads/editor_pictures/000/070/329/content_pic.jpg

Na sequência, Nicky é evacuado para os Estados Unidos por conta de sua saúde mental. “Eu nunca consegui contar para ele. Eu nunca consegui contar para ele que não queria machucar aquele garoto”, ele diria depois para os sobrinhos, desolado ao saber que o irmão havia morrido há mais de 20 anos.

Esse lado de Jack – até então um personagem tido como perfeito, que transforma mesmo suas falhas em um momento de redenção ou em um gesto romântico – é a primeira vez que vemos a bússola moral do personagem o cegar e, por que não, injusto. Ainda que Nicky tenha tido diversas chances, o modo como Jack vê o mundo “preto e branco” o deixou irredutível em sua decisão.

Cena do episódio 3x11 de This is Us em que Jack corta os laços com Nicky

Nos minutos finais do episódio, o Grande Trio está voltando para casa quando Kevin decide não cometer os mesmos erros do pai e volta para buscar o tio, chegando segundos antes dele cometer suicídio. Resta saber qual será a reação de Rebecca quando os filhos aparecem com o cunhado desconhecido em sua porta.

This Is Us: episódio 3x11 mostra que Jack não era tão perfeito afinal SPOILERSAs duas versões mais velhas de Nicky Pearson apareceram pela primeira vez no episódio 3x11 de This is Us

A 3ª temporada de This Is Us é exibida às terças-feiras pela NBC na TV americana.