A Netflix alcançou um de seus maiores objetivos na manhã desta terça-feira (22). A gigante do streaming acumulou 15 indicações ao Oscar 2019, incluindo seu primeiro longa indicado aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção.

Veja também: Oscar 2019: indicados à maior premiação do cinema (lista completa)

O responsável por 10 dessas indicações é Roma, drama de Alfonso Cuarón e um dos favoritos a levar diversas estatuetas na cerimônia do dia 24 de fevereiro. A antologia dos Irmãos Coen, A Balada de Buster Scruggs, recebeu 3 indicações, e os curtas-documentários, End Game e Period. End of Sentence, também foram lembrados pela Academia.

Netflix faz história com número recorde de indicações ao Oscar 2019Roma, de Alfonso Cuarón, recebeu 10 indicações ao Oscar 2019

De 2014 (quando participou pela primeira vez do Oscar) a 2018, a Netflix havia conquistado apenas 14 indicações, com o drama Mudbound sendo indicado em 4 categorias diferentes, mas falhando em conseguir a vitória em alguma delas.

Os únicos dois êxitos obtidos pela Netflix no Oscar são o prêmio de Melhor Documentário para Icarus, em 2018, e Melhor Documentário Curta-Metragem para Os Capacetes Brancos, em 2017.

Relacionado: Pantera Negra faz história com indicação ao Oscar de Melhor Filme