Confirmando as previsões desta temporada de premiações, o filme Pantera Negra conquistou uma das vagas ao prêmio principal do Oscar 2019, tornando-se o primeiro longa-metragem de super-heróis a ser indicado pela Academia.

Desde que foi lançado nos cinemas, em fevereiro do ano passado, Pantera Negra se consagrou como um dos maiores sucessos da Marvel. Além de quebrar recordes de bilheterias em todo o mundo, a produção se destacou pela representatividade da cultura africana dentro de uma narrativa de heróis dos quadrinhos.

Além da nomeação ao Oscar de Melhor Filme, Pantera Negra conquistou outras 6 indicações – figurino, trilha sonora, canção original, design de produção, mixagem e edição de som.

Relacionado: Oscar 2019: indicados à maior premiação do cinema (lista completa)

Além de ser a primeira indicação da história para um filme de super-heróis, Pantera Negra se estabelece também como o primeiro longa-metragem baseado em quadrinhos a conquistar essa nomeação. Curiosamente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Hollywood lembrou que o filme Skippy (indicado ao Oscar em 1931) era uma adaptação de uma tirinha de jornal – mas uma banda desenhada não é o mesmo que uma HQ, certo?

Em 2010, a Academia modificou as regras do Oscar, ampliando o número máximo de indicados ao prêmio principal, após Batman – O Cavaleiro das Trevas ter ficado de fora da competição. Desde então, os fãs de filmes de super-heróis estavam na torcida para ver uma produção desse gênero entre os finalistas.

E você, gostou de ver Pantera Negra entre os indicados ao Oscar 2019?