Não deve ter sido difícil para a Netflix começar a soltar um pouco o verbo sobre as escolhas dos espectadores de "Bandersnatch", episódio especial de fim de ano de Black Mirror que trouxe como grande diferencial a possibilidade de o usuário da plataforma de streaming selecionar opções próprias sobre a história, levando os personagens por diferentes trajetórias.

Dependendo das opções que você fez ao assistir ao episódio, é possível que você tenha chegado a um ou outros tantos finais, bem como passado por diferentes momentos da história. Além de conter vários easter eggs sobre outros capítulos da série, "Bandersnatch" tem a capacidade de esconder do usuário alguns acontecimentos da história.

Especialmente considerando o fato de que algumas decisões foram as favoritas de quem estava assistindo, de acordo com a própria Netflix. Algumas eram bem mais simples e menos impactantes para o desenrolar da história – pelo menos é o que parece. É o caso, por exemplo, das músicas que o personagem principal vai escutar ou de qual pacote de sucrilhos ele vai provar.

Segundo a conta oficial da série no Twitter, 60% dos espectadores escolhem Frosties em vez de Sugar Puffs na hora do café da manhã do protagonista.



Ao mesmo tempo, na cena em que ele está surtando por não dar conta do trabalho 55,9% do público escolhem jogar chá no computador – um número que é um pouco diferente no contexto do público britânico, já que 52,9% dos espectadores de lá preferem essa opção.

A Netflix contou em sua conta do Twitter, ainda, que em uma das primeiras grandes escolhas de Stefan, 73% dos espectadores decidem aceitar o emprego na Tuckersoft. E faz sentido, não é? Afinal, é uma superoportunidade, e qualquer um aceitaria trabalhar com seus ídolos na companhia dos sonhos!



Mas é com relação ao final que a Netflix divulgou a estatística mais importante: qual deles foi o menos visto pelo público?

O encerramento que recebeu menos visualizações foi aquele que poderia ter sido justamente o melhor de todos para o pobre personagem — ou o mais trágico, já que não sabemos muito bem o que se passa na mente da galera que cria Black Mirror. Em um deles, o Stefan criança decide ir com sua mãe quando ela embarca no trem.

Para chegar a esse final, muitos fãs da série navegaram por mais de 4 horas, testando diferentes cliques nas escolhas oferecidas pelo episódio interativo.

Embora tenha sido criticado por muitos usuários da Netflix, "Bandersnatch" foi um hit desde seu lançamento, em dezembro, e atrasou o lançamento da 5ª temporada de Black Mirror, que ainda não tem data oficial para sair, mas não deve chegar à plataforma antes de dezembro deste ano.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.