Após um período de incertezas e demandas dos fãs, o canal americano CBS anunciou que Criminal Minds, uma das séries de maior duração sendo transmitidas atualmente, foi renovada para a sua última temporada.

A decisão foi tomada no fim de 2018, quando a showrunner Erica Messer estava tentando decidir se terminaria a 14ª temporada com uma história aberta ou um final propriamente dito. Após uma reunião entre a CBS e os estúdios da ABC, foi resolvido que mais uma temporada seria melhor.

Então, o que sabemos até agora sobre a 15ª temporada? Confira abaixo e cuidado com possíveis spoilers!

Quando começa?

A 15ª temporada de Criminal Minds ainda não tem uma data para estrear, mas, segundo o portal Deadline, está programada pra ser transmitida na temporada 2019/2020 da TV americana, o que indica que deve ser lançada entre setembro e novembro deste ano.

Quando será gravada?

Como a 14ª temporada ainda está em fase de finalização da produção, a 15ª será filmada logo depois. Segundo Messer, as gravações começarão na primavera americana, que se inicia em março.

Quantos episódios?

Ao contrário da maior parte das outras temporadas da série, que variaram entre 20 e 26 episódios, a última terá apenas 10. Vale lembrar que a atual, a 14ª, também será reduzida, trazendo 15 episódios.

Quem estará de volta?

A princípio, todo o elenco da temporada atual volta para a 15ª, o que inclui os personagens David Rossi (Joe Mantegna), Spencer Reid (Matthew Gray Gubler), Penelope Garcia (Kirsten Vangsness), Emily Prentiss (Paget Brewster), Luke Alvez (Adam Rodriguez), Jennifer "JJ" Jareau (A.J. Cook) e Tara Lewis (Aisha Tyler).

Ainda não há informações sobre participações especiais de membros do elenco que já saíram da série, mas a possibilidade não pode ser descartada. Shemar Moore, que interpretou o personagem Derek Morgan e hoje protagoniza a série S.W.A.T., saiu oficialmente de Criminal Minds na 11ª temporada, mas já fez aparições na 12ª e na 13ª.

Qual será o clima da última temporada?

Aqui entram os spoilers, então cuidado!

Messer contou ao portal TV Insider que a última temporada terá um vilão principal que moverá a história e será apresentado ainda na conclusão da 14ª. O final também trará o casamento de Davis Rossi (Mantegna) com sua ex-esposa Krystall (Gail O’Grady), que se reconciliaram na temporada anterior.

Ao Deadline, Messer revelou que não tem planos de matar algum personagem principal nesses últimos episódios. “Essas pessoas são família e amigos para nós, nesse ponto. Eu sei que é um drama, mas não estou disposta a machucar ou remover um personagem de forma que ele não esteja mais respirando (...) Eu sei que muitas séries, quando descobrem que terminarão, matam os personagens ou algo do tipo. Esse não é o meu instinto, principalmente porque estou há tanto tempo com todas essas vozes, eu simplesmente não sei como termina para elas. Então o avião não cairá, isso eu posso afirmar.”

Apesar de não planejar mortes, isso não significa que a série não terá momentos emocionantes e bastante pessoais entre os personagens principais. Messer escreverá o episódio final em conjunto com a atriz Kristen Vangsness, que interpreta Garcia, e prevê que ele será bastante sentimental. “Meu instinto é fazer chorar, provavelmente porque é como estarei me sentindo”, conta a produtora. “Eu acredito que para honrar a série e dizer adeus, será como se fosse um tributo. Então meu palpite é que fará chorar mais do que qualquer outra coisa; é assim que eu o descreveria.”

Criminal Minds é uma série que mostra o dia a dia de uma Unidade de Análise Comportamental do FBI. A equipe busca traçar possíveis perfis de criminosos para ajudar a polícia a encontrá-los e solucionar casos abertos. A série se tornou uma franquia que produziu dois spin-offs (Criminal Minds: Suspect Behavior e Criminal Minds: Beyond Borders) e uma versão coreana (Criminal Minds: Korea), além dois videogames (um lançado em 2009 pela Legacy Interactive e um em 2018 pela FTX Games).

No Brasil, Criminal Minds é transmitida pelo canal de TV a cabo AXN; na Netflix está disponível a 11ª temporada da série.

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.