Alerta! Este texto contém SPOILERS do 9° episódio da 3ª temporada de Riverdale, exibido pela CW e pelo canal Warner no dia 16 de janeiro. Só prossiga se não se importar em saber detalhes da trama.

O retorno de Riverdale nos entregou um episódio morno e que reservou seus únicos acontecimentos relevantes para a trama principal em seus minutos finais. Um eterno estiramento da narrativa que não beneficia ninguém. Algo que tinha potencial para ser interessante, a quarentena anunciada na última midseason finale, durou bem menos do que esperávamos. Na verdade, quando a trama retorna – pouco mais de um mês após os eventos do episódio 3x08 – ela já foi revogada.

Obs: Vou defender para sempre que a série se beneficiava (e muito) do formato de 13 episódios por temporada. Mas temos que trabalhar com o que a CW nos oferece, então vamos lá.

Archie morreu? Improvável

Já no início do episódio, Archie – que aparentemente vem vivendo da natureza em uma cabana no meio do Canadá – é atacado por um urso e fica com uma ferida profunda e possivelmente fatal. Ele consegue pedir a ajuda dos guardas florestais, mas enquanto eles não chegam o rapaz começa a delirar de febre. Primeiramente, ele é convocado por Cassidy e seus amigos (o homem que ele foi acusado de assassinar e as testemunhas mortas por Hiram após incriminá-lo) para um jogo de G&G.

Ele deve “Derrotar o Espectro da Morte”, o que acaba sendo código para “Impedir o Capuz Negro de atirar em Fred Andrews”. Archie se vê na cena do final da 2ª temporada, mas dessa vez ele ataca o assassino e o mata antes que ele possa ferir seu pai.

Depois, o (também falecido) Diretor Norton aparece para dizer que isso não é o suficiente, ele precisa “Matar o Homem de Preto”. Então Archie se vê no escritório de Hiram, como na cena em que ele o ameaçou na 3ª season finale, mas dessa vez ele de fato esfaqueia o vilão até a morte.

Quando retorna à cabine, o ruivo é confrontado por ilusões de Veronica, Jughead e Betty – todos vestindo as roupas usadas no primeiro episódio da série, quando ainda eram “inocentes”. Eles têm uma última missão para Archie, que se encontra em seu antigo quarto. Ele então pega um taco de baseball e parte para cima do seu “antigo eu”, que dorme tranquilamente. A versão fantasmagórica de seu pai tenta impedi-lo dizendo que ele “não é o vilão que você pensa ser”, mas o rapaz responde que “foi ele que me colocou em tantos problemas”. Archie então “mata” a si mesmo com violentas pancadas.

Teria Riverdale tido coragem de matar seu protagonista?

No “mundo real”, quando finalmente a ajuda chega, o jovem parece estar morto, com os olhos abertos encarando o vazio. Mas, falando sério, quais são as chances de Riverdale ter matado seu protagonista? Não é como se a série não tivesse ludibriado o público diversas vezes antes. Nem mesmo a temida quarentena durou mais do que duas cenas! Respirem “riverdalians”, por mais que Archie esteja longe de ser um favorito do público, ele não vai a lugar algum tão cedo.

Enquanto isso, na cidade de Riverdale...

Jughead vs. Cheryl

Jughead expulsa Cheryl e Toni das Serpentes

A crise econômica e a chegada das Fizzle Rocks de Hiram tornam cada vez mais difícil para Jughead impedir que as Serpentes cometam crimes. Ainda assim, ele decreta que quem for pego fazendo algo ilegal será expulso da gangue e se compromete a encontrar uma maneira de eles terem uma renda. Mal sabe ele que Cheryl e Toni vem roubando a casa dos ricos – mais por diversão, do que qualquer coisa. Uma dessas, é a de Hiram Lodge.

Falando no pai de Veronica, ele chantageia a filha em troca de oferecer proteção ao seu clube noturno – chegando a mandar os Gargoyles agredirem Reggie e roubarem sua carga – e demanda que ela consiga um item caríssimo roubado pelas Serpentes de volta. Veronica e Jughead então chegam a um acordo melhor. Para se proteger do pai, ela prefere pagar aos membros da gangue do amigo por proteção, garantindo a eles uma renda fixa. A única condição é o tal “Ovo Glamergé” roubado por Cheryl, para o qual ela tem planos próprios.

Jughead então anuncia a boa notícia para o grupo, mas confronta Cheryl e Toni por seus crimes. Sabendo que o Rei Serpente e FO deram uma segunda chance à Fangs ao descobrirem que ele estava vendendo drogas, elas usam isso contra Jughead, que decide então cumprir sua palavra e expulsar os três da gangue.

No entanto, secretamente ele dá a Fangs uma missão: se infiltrar na gangue Gargoyle e descobrir mais sobre a operação de Hiram (e automaticamente as chances de ele ser mais uma vítima dessa temporada aumentam 70%).

Veronica e Reggie?

A TV imita a vida real (ou teria sido o contrário?) e #VeggieIsReal

Aparentemente, todo esse tempo trabalhando juntos aproximou o casal “Veggie”. Reggie esteve ao lado de Veronica desde que os negócios não estavam indo bem até o sucesso atual da La Bonne Nuit – que agora é um bar que vende álcool. Quem poderia imaginar que era esse o segredo?

Enfim, quando eles se beijam – somente nos minutos finais do episódio 9 – se dá a entender que aquela não é a primeira vez, mas não sabemos nada sobre o relacionamento dos dois ainda. Honestamente, em um capítulo esse casal já fez mais sentido do que Veronica e Archie, mas é cedo para opinar.

Betty, A Fazenda e Falsas Freiras

Foi uma semana de derrotas duplas para Betty, que ainda abrigava os jovens fugitivos do convento/manicômio, para desespero de Alice. A adolescente se recusa a permitir que eles sejam entregues aos cuidados de Edgar Evernever, enquanto sua mãe dá um ultimato para que ela encontre novas casas para seus “seguidores”. Mas, quando Betty volta para casa – já tendo achado lares temporários para seus pupilos –, descobre que todos foram de livre e espontânea vontade para a misteriosa Fazenda.

Enquanto isso, as freiras presas se recusam a testemunhar contra Hiram Lodge sob o argumento que estão sob um voto de silêncio. Mas, quando Betty descobre que há décadas as Irmãs não fazem parte da Igreja Católica, a Irmã Woodhouse é obrigada a falar. No entanto, antes que isso aconteça, a fiança de todas elas é paga (por Hiram, obviamente), e as freiras são encontradas mortas e com lábios azuis ao redor da estátua do Rei Gargoyle.

O próximo episódio de Riverdale vai ao ar na próxima quarta-feira, dia 23 de janeiro.

Mais novidades sobre Riverdale: