Conheça o carregador de smartphones que detecta malwares

Imagem de: Conheça o carregador de smartphones que detecta malwares

(Fonte da imagem: Gizmodo)

Os malwares não atazanam nossas vidas só nos PCs. Já não é de hoje que os smartphones são vítimas dessas pragas e, se pararmos para refletir, poucas companhias tomam a iniciativa de lançar no mercado aplicativos para varrer esses vermes de nossos queridos (e caros) smartphones. As empresas acabam ficando, de certa forma, despreocupadas com a questão – que é muito crescente.

Pensando nesse problema, a Kaprica Security colocará no mercado o Skorpion, um carregador que, além de executar sua função de ofício, que é a recarga dos smartphones, também detecta e rastreia malwares, vírus e outras espécies maliciosas que estiverem no seu aparelho mobile.

O procedimento é bem simples. Na verdade, não há como errar: basta espetar uma ponta no seu celular e a outra na tomada para que, num período médio de dois minutos apenas, o Skorpion faça uma varredura rápida e notifique o usuário sobre possíveis malwares existentes no smartphone.

(Fonte da imagem: Technology Review)

Após essa limpeza inicial, o carregador realiza uma faxina completa do sistema operacional e dá um feedback sobre os eventuais problemas que surgirem, num processo que pode totalizar até seis minutos. A coisa toda funciona através de uma interface baseada em web que mantém o status atualizado e oferece um guia sobre o que pode ser feito caso você seja uma vítima dessas pragas virtuais.

Um dos maiores chamarizes do produto é que ele trabalha de forma independente do smartphone. Portanto, é pouco provável que um malware consiga enganar o rastreador do Skorpion. Essa enganação geralmente ocorre quando o arquivo malicioso é programado para dizer a um detector de vírus que não existem problemas no sistema.

O preço do Skorpion estará à altura de sua eficiência: o acessório será lançado por US$ 65 no final deste ano e sob a estampa da marca Belkin. Haverá um sistema de assinatura em que o usuário pode pagar até US$ 4 mensais para ter proteção extra. A questão da compatibilidade também não está esclarecida, uma vez que as fabricantes precisariam atuar cooperativamente para oferecer suporte às funcionalidades do Skorpion.

Mão na roda, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.