Menos de 3 meses: esse é o tempo que nos separa do lançamento da segunda temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina. Em sua próxima fase, a produção deve vir mais sexy e divertida do que nunca – ao menos essa é a promessa de Roberto Aguirre-Sacasa, o todo-poderoso por trás da série.

Em entrevista ao portal Entertainment Weekly, o showrunner revelou detalhes do que vem por aí e adiantou: além de resolver questões importantes sobre vida e amizade, Sabrina (Kiernan Shipka) deve viver um triângulo amoroso. Confira nossa seleção dos trechos mais interessantes da entrevista e não se esqueça: daqui em diante, tenha cuidado com os spoilers!

Especial de Natal: uma transição

Aguirre-Sacasa começou destacando a importância de “Um Conto de Inverno” como um ponto de transição entre a primeira e a segunda temporadas. Segundo o produtor, o especial de Natal funciona de maneira independente e pode ser visto por quem ainda não assistiu à série toda, mas ao mesmo tempo tem elementos inevitavelmente reveladores, como o desdobramento do término entre Sabrina e Harvey (Ross Lynch) e a relação da protagonista com seus amigos mortais.

De qualquer forma, Aguirre-Sacasa garante que sua maior pretensão foi cumprida com sucesso: quem não tiver assistido à primeira temporada não fica sem entender a história do especial de fim de ano. Apesar disso, os fãs mais apaixonados encontrarão no episódio uma conexão importante entre as duas fases da história; ou seja, o ideal é não deixar de assistir ao especial de fim de ano.

Questionado sobre a natureza do Natal em Greendale, Sacasa explicou que, para a maior parte da cidade, a festa acontece exatamente como a conhecemos. A única diferença está na casa dos Spellman; afinal, por lá a comemoração gira em torno do solstício de inverno – uma espécie de celebração pagã similar ao Natal ocidental, com algumas pequenas diferenças.

A exemplo dos mortais, os Spellman também usam a árvore como item decorativo, mas, como manda a tradição bruxa, eles têm de queimá-la para espantar possíveis maldições que queiram descer pela chaminé. Para os bruxos de O Mundo Sombrio de Sabrina, o Natal também é uma época de vivenciar experiências transcendentais, de sensitividade aflorada. Daí o fato de Sabrina estar mais aberta à possibilidade de contato com sua mãe, que até onde sabemos está morta.

Na hora de antecipar o que a segunda temporada reserva, Aguirre-Sacasa foi enigmático, mas deixou escapar algumas informações importantes. “Sabrina começa a trilhar um caminho diferente já na segunda metade da primeira temporada, quando explora suas habilidades bruxas de maneira mais intensa. O especial de Natal é um episódio que nos leva além nesse processo de transição, trazendo uma Sabrina muito mais parecida com a que vem por aí na segunda temporada do que com aquela que conhecemos na primeira”, revelou.

Já quanto ao conflito entre a personagem e o Senhor das Trevas (Richard Coyle), o mistério continua: “Essa segue sendo uma grande dúvida. O que motiva Sabrina a seguir com esse enfrentamento? Será que ela vai continuar alimentando isso? São perguntas bastante importantes”, disse Sacasa.

Triângulo amoroso e amizades

Se você andava se perguntando sobre os rumos do possível triângulo amoroso entre Sabrina, Harvey e Nick (Gavin Leatherwood), saiba que a expectativa é de que as coisas esquentem na segunda temporada. Para Sacasa, triângulos amorosos são um tema produtivo em séries voltadas para o público jovem, como Sabrina: “Não custa nada explorar uma situação dessas. Não custa. É tudo o que direi sobre o tema”.

Já com relação aos laços da personagem com seus amigos não bruxos, tudo pode acontecer. “Esse também é um dos temas mais importantes da segunda temporada. Será que os amigos de Sabrina a apoiam ou apenas toleram o fato de ela ser bruxa? Qual vai ser a dinâmica dessas relações, e como elas vão afetar os rumos da história? Veremos essas respostas em breve”, revelou.

Ainda sobre a segunda temporada, que para a infelicidade dos fãs terá um episódio a menos do que a primeira, Aguirre-Sacasa adiantou que os easter eggs envolvendo Riverdale continuarão acontecendo, por meio tanto de personagens quanto de referências textuais à série ambientada na cidade vizinha – recursos que têm sido elogiados pelos fãs das duas produções –, e que, resumidamente, os espectadores de Sabrina podem esperar uma segunda fase mais sexy e divertida. “Agora que já conhecemos os personagens e solidificamos as características de Greendale como cenário da trama, é hora de brincar um pouco mais com a história. Sem dúvidas, essa será uma temporada mais ambiciosa e alegre do que a primeira”, finalizou.

O Mundo Sombrio de Sabrina reestreia na Netflix no próximo dia 5 de abril.

Este texto foi escrito por Rodrigo Sánchez via nexperts.