Desde que caiu no gosto do povo, Black Mirror se tornou mais polêmica do que mamilos. Em temporadas curtas, mas com episódios longos, a série conta histórias relacionadas a questões nebulosas que circulam em torno do universo da tecnologia, conciliando novos e velhos dilemas acerca das inovações. Agora, a produção britânica alcançou um novo patamar no quesito burburinho com o lançamento do seu episódio especial de fim de 2018, "Bandersnatch".

Dirigido por David Slade e escrito pelo roteirista da série, Charlie Brooker, o capítulo se passa a partir de 1984, quando Stefan Butler (Fionn Whitehead) desenvolve um jogo de videogame com múltiplas escolhas, no qual as decisões do jogador devem definir o futuro da história. A grande pegada do episódio é que o espectador também vai marcando suas opções, que influenciam no andamento da história — nada de novo no front, aqui no Brasil já vimos isso lá na década de 90, com Você Decide!

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

Mas, além de chocar, assustar e enojar seu público, outra coisa que Black Mirror curte fazer enquanto conta histórias de um futuro distópico é distribuir easter eggs pelo caminho, com pistas que remetem a outros episódios da própria série.

Você conseguiu identificar algum? Confira a seguir quais foram os principais presentes que estão dispersos ao longo das várias horas de episódio.

White Bear

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

O 2º episódio da 2ª temporada de Black Mirror, "White Bear", aparece em diferentes momentos como referência dentro de Bandersnatch. Uma delas é relativamente discreta. Aparentemente, existe um jogo de videogame interativo também chamado White Bear — e que tem, de fato, um urso branco na capa.

Contudo, a referência mais pirada é a aparição fortíssima do mesmo símbolo que já tinha sido usado para contar a história lá na 2ª temporada. Os traços que demonstram escolhas e que tanto perturbam o protagonista do novo episódio já estavam desgraçando a cabeça da Victoria Skillane (Lenora Crichlow) lá atrás. A diferença é que o sentido do símbolo em Bandersnatch fica mais aparente: as escolhas que você faz. Será que a ideia lá em White Bear era mostrar que o caminho trilhado pela protagonista também era uma escolha?

TCKR

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

A galera do TV Line percebeu que Black Mirror tem um grande grupo voltado ao entretenimento, todo em torno das letras TCKR. É este o nome de uma companhia de games em "Playtest", na 3ª temporada, e, em "Metalhead", na 4ª, TCKR é visto nas vans perto da fábrica. Em "Black Museum", adivinhe, é o nome da companhia que conduz os experimentos no hospital em que Rolo Haynes trabalha. Por fim, em "San Junipero" há um bar chamado Tuckers, e, em "Bandersnatch", a companhia que vai desenvolver o game do protagonista se chama Tuckersoft.

Saint Juniper

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

Outra rede que aparece é no universo da saúde. Você reparou que o nome da clínica em que Stefan se consulta com sua psiquiatra é Saint Juniper? Sim! Esse também é o nome de um hospital de "Black Museum" e, claro, está relacionado com "San Junipero".

Isso sem falar que o próprio nome da psiquiatra ainda remete a um parentesco com "Black Museum": R. Haynes e Rolo Haynes. Coincidência? Em se tratando de Black Mirror, eu acho que não!

Metalhead e Nosedive

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

Esse não está nem disfarçado. Em "Metalhead", alguns robôs bizarrões que lembram cachorros caçam os últimos humanos sobreviventes na Terra. E eles são bem parecidos com esse bichão no cartaz do game Metlhedd exposto na parede da Tuckersoft.

Outra brincadeira com os nomes é o novo jogo em que Colin (Will Poulter) está trabalhando — ele vai se chamar Nohzdyve, uma clara referência ao episódio "Nosedive", na 3ª temporada. Aquele em que a protagonista Lacey, intepretada por Bryce Dallas Howard, faz de tudo para ganhar uns pontinhos de avaliação nas redes sociais.

A vingança de Valdack

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

No episódio "USS Callister", o capitão Robert Daly (Jesse Plemons) se opõe a um vilão chamado Valdack, interpretado por Billy Magnussen. Esse mesmo vilão aparece em um pôster na parede do quarto de Stefan!

Baseado em fatos reais

Ok, ok, não é exatamente baseado em fatos reais, mas há ali alguma inspiração. O game é levemente inspirado em um jogo da companhia Imagine Software, que seria lançado na década de 80, mas não chegou a sair porque ela fechou em 1984, justamente no ano em que se passa "Bandersnatch".

E não, não foi a primeira vez que você ouviu falar nesse nome. O jogo é citado em uma revista sobre games interativos mostrada durante o episódio "Playtest", na 3ª temporada. Os caras pensam em tudo, não é?

Notícia velha

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

É normalmente nas capas de revistas e nos jornais que estão as referências e easter eggs mais discretos dentro de uma produção. No caso de "Bandersnatch", esse recurso foi explorado à exaustão, com uma pá de alusões e menções a outros fatos que já apareceram em mais episódios.

Além da companhia de TV que retrata o caso do Stefan no final mais futurista, junto com a notícia sobre o que acontece com o protagonista, também aparecem fatos e propagandas de apps como o software de recuperação de memória, que pode muito bem ser o Recaller, de "Crocodile".

Ainda, em uma das propagandas, junto com a notícia sobre o Stefan, há uma nota pequena sobre o Hot Shots, o show de talentos de "Fifteen Million Merits", e uma menção a Liam Monroe, personagem de Tobias Menzies no não tão apreciado "The Waldo Moment".

Por essa ninguém esperava

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

Há MUITA gente com tempo e disposição para ir atrás e investigar a série nos mínimos detalhes. É o caso dos fãs que fuçaram tanto nas possibilidades de finais que chegaram àquele em que, dentro do ônibus, Stefan dá o play na fita do ZX Spectrum e, junto com o som da banda, também toca um ruído que parece bastante com aquele barulho que a internet discada tocava para dar acesso à web.

Você chegou até aqui? Pois bem, teve uma galera empenhada e criativa que gravou esse som, rodou em um emulador e descobriu que ele faz sentido. O som gera um QR Code que leva a um site recheado de easter eggs, o site secreto da Tuckersoft.

Quão maluco é isso?

Easter eggs dentro do easter egg

Bandersnatch: encontre os easter eggs do novo episódio de Black Mirror

Dentro desse mesmo website, a galera encontrou a página direcionada especialmente para o Bandersnatch, cheio daquele mesmo símbolo do White Bear no papel de parede. Ali também há um espaço em que você pode fazer de fato o download do jogo novo do Colin, Nozydyve, e outra aba com informações sobre MetlHedd, dizendo que é baseado em eventos reais, e um link para ver o episódio.

Existem ainda outros games que não chegam a aparecer com destaque no episódio, mas que aqui aparecem fazendo referência a outros capítulos e tramas de temporadas anteriores da antologia. Para acessar o site, clique aqui.

Curtiu os easter eggs? Teve mais algum que você notou e não aparece aqui? Conte pra gente nos comentários!

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.