No início do mês, o diretor Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street, A Invenção de Hugo Cabret) marcou presença no Festival Internacional de Cinema de Marrakech onde pode prestar um tributo à carreira de Robert De Niro.

Astro de grandes filmes do cineasta como Taxi Driver e Cabo do Medo, o ator protagoniza a agora a mais nova – e uma das mais caras – obra de Scorsese, The Irishman.

Lamentando a perda da influência da crítica cinematográfica, reduzida a tweets e avaliações com estrelas, e dizendo que o termo "conteúdo" é hoje aplicado a tudo o que está na esfera digital, em um debate no festival, Scorsese disse sentir falta da experiência coletiva de se assistir a um filme no cinema tal como no "século passado", perdendo a aura de "forma de arte".

De acordo com o artigo da Variety, porém, o cineasta se considera otimista quanto a oportunidades para realizadores independentes com o meio digital e falou sobre seu novo filme: "Gente como a Netflix está assumindo um risco. Ninguém queria bancar o filme por cinco ou sete anos. E, claro, todos nós estamos ficando velhos".

"Do jeito que deveria ser, em uma sala de cinema."

The Irishman é baseado no livro "I Heard You Paint Houses" escrito por Charles Brandt a partir das confissões do gângster Frank Sheeran, que chegou a trabalhar para o chefe do crime Russell Bufalino e cumpriu mais de vinte e cinco ordens de assassinato, incluindo a de seu amigo Jimmy Hoffa.

Orçado em torno de 140 milhões de dólares, uma vez que utilizará muitos efeitos visuais para deixar De Niro 44 anos mais jovem para cenas situadas em 1959, o ator elogiou a liberdade que a Netflix concedeu ao projeto, dando liberdade a Scorsese para a realização do filme. Ele também disse que o estúdio tem planos para lançar o longa nos cinemas em 2019, a exemplo de Roma, novo filme de Afonso Cuarón cotado para a temporada de premiações.

"Nós conversamos sobre isso com a Netflix. Eles irão fazer uma apresentação do nosso filme do jeito que deveria ser, em uma sala de cinema, em certos locais, nos melhores cinemas que existem", contou De Niro, que já está em produção com Scorsese para um novo filme estrelado por Leonardo DiCaprio.

Além de Robert De Niro, The Irishman é estrelado por Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Anna Paquin, Jesse Plemons, Bobby Cannavale, Jack Huston, Stephen Graham e Ray Romano. Nenhuma data de lançamento específica foi anunciada.

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.