Como reinstalar programas com as configurações personalizadas em outro PC

Imagem de: Como reinstalar programas com as configurações personalizadas em outro PC

Quando você vai trocar de computador ou, por alguma razão, precisa formatá-lo e reinstalar o sistema operacional, a parte mais chata do processo é encontrar de volta todos os programas.

Por mais que as principais instalações você com certeza encontre no Baixaki, ainda assim o tempo de download necessário para baixar tudo pode ser alto – o que não é nada conveniente.

Graças ao PickMeApp, você consegue pegar os programas do seu PC antes da formatação e criar um grande arquivo de instalação com todos eles. Ou seja, havendo espaço suficiente no seu HD externo (ou pendrive, dependendo da quantidade de programas), você pode reinstalar dezenas de programas executando apenas um arquivo. Além da vantagem óbvia de ganhar tempo, o destaque deste app é salvar as configurações personalizadas de cada programa.

Pré-requisitos

  • PickMeApp instalado.

Baixar PickMeApp

Faça você mesmo

Com a página de download do Baixaki aberta, clicar sobre o botão “Clique para baixar” encaminha você para o site do desenvolvedor do PickMeApp. Nele, você precisa indicar nome e email para receber um login.

Recebidas as informações necessárias, basta se conectar ao site acima e clicar em “Download” para baixar o arquivo executável do PickMeApp. Nele, você apenas seleciona uma pasta onde seus dados serão depositados, não sendo necessariamente uma instalação.

Com o programa aberto, você pode escolher entre usar os perfis de utilização disponíveis à direita da janela ou criar a sua própria, personalizada. Clique no botão indicado na figura abaixo.

Feito isso, digite o nome do perfil e escolha onde salvá-lo.

A lista disposta à esquerda da janela indica todos os programas instalados: clique sobre cada um, separadamente, e selecione “Capture” para adicioná-lo ao perfil criado acima.

Espere algum tempo, pois a tarefa demora mais conforme o tamanho do aplicativo escolhido.

Depois de realizar o processo com todos os programas que você deseja instalar mantendo as configurações depois de formatar o seu PC, apenas clique sobre “Save All As Exe” para criar um arquivo executável contendo todos os aplicativos marcados.

Caso você crie um arquivo muito grande (superior a 500 MB, por exemplo), há enormes chances de ele travar quando executado, demorar para realizar a instalação ou ficar totalmente inutilizável. Por isso, talvez seja interessante usar as opções individuais “Save As Exe” para cada item (basta clicar sobre um deles para exibi-la).

Pronto, agora talvez você economize tempo ao trocar de SO ou de PC. Entretanto, vale ressaltar que esse método está sujeito a falhas, sobretudo porque pode existir incompatibilidade de versões de programas – algo que roda no XP não necessariamente funciona no Windows 8, por exemplo (o mesmo vale para mudanças entre versões 32 e 64 bits).

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.