Spike: projeto permite medir e mapear objetos com uma câmera do smartphone

Imagem de: Spike: projeto permite medir e mapear objetos com uma câmera do smartphone

(Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

Spike é um projeto desenvolvido pela empresa ikeGPS e com financiamento através do Kickstarter que permite que aparelhos de smartphones sejam utilizados para medir e mapear objetos utilizando uma câmera digital e um sistema de laser de alta precisão.

Com esse dispositivo acoplado na traseira do aparelho, é possível obter dados de tamanho, área e volume de qualquer objeto registrado pelas suas lentes. O acessório inclui um equipamento de varredura por laser, um software de modelagem 3D e outra câmera digital além da já existente nos aparelhos comuns.

Tirando uma fotografia do espaço, o programa consegue medir os objetos e as estruturas dentro de até 200 metros de distância. O Spike é também integrado a um sistema de GPS, o que permite o reconhecimento de edifícios públicos e a localização dos objetos visíveis dentro de um mapa.

No vídeo abaixo, você pode conferir a proposta de funcionamento do Spike, em como ele consegue medir os espaços através de fotografias, e entender a tecnologia por trás da ferramenta.

A empresa desenvolvedora acredita que o Spike pode ser particularmente produtivo para a área de arquitetura e engenharia, na possibilidade de mapear, modelar e medir áreas de terrenos e construções. O projeto já conseguiu mais da metade do investimento almejado através do Kickstarter, chegando ao valor de US$ 60 mil.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.