A HBO deu o sinal verde para a produção de uma nova série limitada que vai adaptar o livro autobiográfico “Gorilla and the Bird” (ainda sem lançamento no Brasil), escrito por Zack McDermott. O principal nome envolvido é o canadense Jean-Marc Vallée, que recentemente já dirigiu e produziu outros dois sucessos da emissora: Big Little Lies e Sharp Objects.

A série será escrita por Bryan Sipe, roteirista de Demolição, filme lançado em 2015 e dirigido por Jean-Marc Vallée — Sipe também vai assinar como showrunner e produtor executivo. Vallée, mais uma vez, retorna para dirigir os episódios e atuar como produtor executivo.

“Gorilla and the Bird” conta a história real de Zack McDermott, um defensor público de 26 anos com um histórico de bipolaridade. O escritor detalha a ocasião em que sofreu um surto psicótico enquanto andava por Manhattan e acabou preso e internado em um hospital psiquiátrico.

McDermott acaba precisando voltar para sua cidade natal, no Kansas, onde reencontra a mãe, que parece ser a única pessoa decidida a apoiá-lo e ajudá-lo a recuperar a sanidade. O subtítulo do livro, “uma memória sobre loucura e o amor de uma mãe”, dá o tom da obra, centrada no relacionamento entre o advogado (o “gorila” do título) e a sua mãe (o pássaro).

A produtora Free Association, do ator Channing Tatum, está envolvida no projeto. Ela comprou os direitos do livro, junto da companhia Big Beach, conhecida por comédias dramáticas como Pequena Miss Sunshine e Distante Nós Vamos.

O envolvimento de Jean-Marc Vallée certamente foi essencial para que a HBO decidisse bancar a série, que ainda não tem previsão de estreia ou elenco anunciado. Os dois últimos projetos de Vallée para a emissora foram justamente adaptações de livros e agradaram ao público e à crítica: Big Little Lies, que vai ganhar uma nova temporada em 2019, conquistou quatro Globos de Ouro e oito Emmys, incluindo os prêmios de melhor série limitada.

Sharp Objects, por sua vez, foi nomeada a três Globos de Ouro, incluindo também o prêmio de melhor série limitada — os vencedores serão anunciados no dia 6 de janeiro.

Este texto foi escrito por Rafael Waltrick via nexperts.