John Grisham será o próximo autor a ganhar suas próprias adaptações nas telinhas com O Universo Grisham (The Grisham Universe), em um projeto com o serviço de streaming Hulu e os estúdios da ABC. Os livros "O Homem que Fazia Chover" ("The Rainmaker", 1995) e "O Advogado Rebelde" ("Rogue Lawyer", 2015) serão adaptados em séries que poderão ser vistas separadamente, mas terão um enredo compartilhado.

Os roteiristas escolhidos para o projeto são Michael Seitzman, que trabalhou em Quantico, e Jason Richman, de Detroit 1-8-7. Eles serão coautores em ambas as séries, mas com Seitzman mais focado em The Rainmaker e Richman em Rogue Lawyer. Grisham terá participação nos bastidores como produtor executivo.

A ideia é que quem assista apenas a uma das séries possa ter uma história completa, sem precisar ver a outra. Porém, caso decida acompanhar as duas em sequência, terá uma experiência maior, já que, com o enredo compartilhado, vários personagens estão presentes em ambos seriados, desenvolvendo uma trama em comum.

Universos compartilhados estão se tornando cada vez mais comuns em adaptações para televisão e cinema. Os exemplos mais recentes são os filmes e seriados baseados em histórias em quadrinhos da Marvel e da DC. A franquia Harry Potter também ganhou um universo próprio com a inclusão de Animais Fantásticos, assim como a Terra Média de Tolkien, com os filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que agora terá uma série no Amazon Prime.

O projeto está sendo desenvolvido pelos estúdios da ABC em conjunto com o Hulu, que compete diretamente com a Netflix e o Amazon Prime — e ambos vêm produzindo um número grande de séries originais em comparação. No entanto, o enorme sucesso de The Handmaid’s Tale deu credibilidade ao Hulu para desenvolver mais séries próprias.

Infelizmente, esse serviço de streaming só é fornecido nos Estados Unidos e no Japão, então não existe previsão para as séries serem transmitidas no Brasil. A boa notícia é que a Disney, a principal acionista do Hulu, tem planos de investir no conteúdo original da plataforma e buscar a expansão internacional.

John Grisham é um advogado que começou a escrever livros de suspense legal no final dos anos 80 e se tornou um dos autores mais lidos dos Estados Unidos. Diversas histórias suas já foram adaptadas para o cinema tendo o autor como roteirista, incluindo O Homem que Fazia Chover, dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Matt Damon, Denny DeVito e John Voight em 1997.

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.