Steve Jobs: cápsula do tempo de 30 anos é encontrada

Imagem de: Steve Jobs: cápsula do tempo de 30 anos é encontrada

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Há exatos trinta anos atrás, em Aspen, uma das edições da Conferência Internacional de Design aconteceu. Diversas personalidades da época participaram do evento, de maneira que a ideia de criar uma cápsula do tempo surgiu — e todos os voluntários deveriam colocar dentro dela algo que fosse importante para eles.

Entre os objetos escolhidos, estava um disco da banda The Moody Blues, um cubo de Rubik e até mesmo um mouse. Pode parecer algo sem importância, mas este periférico para computadores era utilizado em um computador Lisa, um dos primeiros modelos fabricados pela Apple, sendo que o seu dono era o famoso Steve Jobs.

Uma espécie de desencontro

Por este motivo, o tubo acabou sendo conhecido como “A Cápsula do Tempo de Steve Jobs” — e os planos eram de que ela deveria ser aberta no ano 2000, com o objetivo de conferir o que era considerado tendência ou simplesmente importante no ano de 1983. No entanto, por algum motivo misterioso, a ideia foi deixada de lado.

O problema é que, por conta da demora em achar os objetos, a localização da cápsula acabou se perdendo. Dessa maneira, um grupo do National Geographic, conhecido como Diggers (Escavadores), se juntou a aventura para descobrir onde o tubo estava, o que resultou na sua identificação nesta segunda-feira (23).

Ainda há trabalho a ser feito

Apesar de todas essas informações, não há dados concretos sobre o mouse de Jobs ou sobre os outros objetos que foram guardados na cápsula. A dificuldade é o fato de que havia uma quantidade de coisas surpreendentemente grande dentro dela, de maneira que vai ser necessário realizar a catalogação de tudo que foi encontrado, guardando apenas o que ainda está conservado.

Além do componente da Apple, também há fotografias da época e latas de cerveja — o objetivo era o de que as bebidas servissem de refresco para quem desenterrasse a cápsula. No entanto, vamos ter que esperar o final dos esforços para saber se elas podem ser aproveitadas de verdade.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.