Valve anuncia o SteamOS, que pretende expandir o universo de games de PC

Imagem de: Valve anuncia o SteamOS, que pretende expandir o universo de games de PC

(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

A Valve finalmente revelou o conteúdo da contagem regressiva que estava sendo feita em seu site (e que nós noticiamos na última semana). Trata-se de uma novidade chamada SteamOS, que vai funcionar como um novo sistema operacional baseado em Linux (praticamente uma nova plataforma) com a função de permitir que os jogadores joguem seus games de PC diretamente em suas televisões.

O lançamento vem para evoluir a função Big Picture que foi lançada no ano passado, a qual também visava permitir a reprodução de títulos em televisões grandes. O SteamOS promete funcionar em “qualquer aparelho de sua sala de estar”, permitindo que você rode por streaming qualquer jogo de seu Mac ou PC, além de outros arquivos de mídia, como músicas, vídeos e fotografias.

A Valve afirmou que já conseguiu atingir uma capacidade de desempenho muito significativa no processamento de gráficos e que agora a companhia está focando esforços na performance de áudio e na redução da latência no sistema operacional. Além disso, para o delírio dos fãs da empresa, ela também declarou que algumas desenvolvedoras de games já estariam tirando vantagem desses ganhos com o SteamOS em suas novas produções, apesar de não ter revelado nenhum nome em específico.

O projeto da Valve pretende abocanhar uma fatia de mercado que é praticamente exclusiva dos consoles tradicionais, firmando seu novo trabalho sobre alguns pilares principais: streaming dentro de casa, diversão entre a família, música, TV e filmes. A companhia também confirmou que o SteamOS é gratuito e que ele estará disponível “em breve”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Steam)

Ainda há muitas dúvidas

Depois do anúncio feito pela Valve, algumas dúvidas muito importantes surgiram sobre o SteamOS. A primeira grade questão é “como é que as televisões vão receber o sinal de streaming proposto pela novidade?”. Além disso, também não está claro como será possível controlar os games nesse cenário, levando em conta critérios de distância entre computadores e de aparelhos sem fio.

Em outras palavras, você vai ter que instalar esse SteamOS em algum lugar, correto? Será que isso deve ser feito em um PC dedicado à nova função ou será que a Valve ainda vai anunciar alguma coisa nova? Vale lembrar que estamos muito próximos de saber de fato o que é o tal Steambox — que pode se tratar de algum aparato de altíssima tecnologia ligado à transmissão e à captação de dados.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.