Alerta! Este texto contém SPOILERS do episódio 3x05 de Riverdale, exibido pela CW e pelo canal Warner no dia 28 de novembro. Só prossiga se não se importar em saber detalhes da trama.

Riverdale parecia estar finalmente começando a enxugar as (aproximadamente) 357 tramas paralelas da 2ª temporada... só parecia. Archie está fora da prisão e Veronica aparentemente conseguiu provar sua inocência. Um problema a menos, certo? Agora nós vamos focar no mistério central? Há!

Archie pega a estrada com Jughead e deixa Veronica

Quando tudo parece que vai melhorar... Riverdale inventa uma atitude injustificável de Archie Andrews para manter o drama rolando. No episódio da última quarta-feira, Veronica decide (e consegue) inocentar o namorado de uma vez por todas, mas ele insiste em limpar o próprio nome sozinho e convence Kevin a o levar até as minas onde se escondem as testemunhas que podem ajudar seu caso: os cúmplices de Cassady na noite do roubo seguido de assassinato.

Isso obviamente não o leva a lugar algum, já que Hiram Lodge é mais rápido e manda o Xerife Minetta matar os rapazes. O garoto – sendo o mártir natural que é – fica se sentindo responsável pela morte de mais pessoas. Assim, mesmo quando Veronica avisa que ele pode voltar para casa, o ruivo decide pegar a estrada e “levar seus problemas” para longe das pessoas que ama. Menos Jughead, afinal ele decide ir junto com o melhor amigo.

“Ãh? Mas e a Betty? E os outros?”, você que não assistiu ao episódio vai se perguntar. Vamos chegar lá, mas, resumidamente, todos se tornaram péssimos namorados de uma hora para outra, sim.

Joaquim, a "Gangue Gargoyle" e mais uma morte

Enquanto Archie e Veronica trabalhavam separadamente no caso dele, Jughead e as Serpentes foram atrás de Joaquim para tentar descobrir a ligação do finado diretor Norton com o Rei Gargoyle. Eles descobrem que o rapaz faz parte de uma espécie de gangue que trabalha para o misterioso ser e que o próprio Norton recebia ordens diretas do que fazer por meio de cartas do jogo.

Joaquim também revela que a marca feita em Archie significa sacrifício e que ele está marcado para morrer, mais cedo ou mais tarde. Bom, mais tarde no episódio, quem aparece morto e com a mesma marca na testa é o próprio Joaquim, provavelmente assassinado por ter aberto a boca. Temendo que Archie tenha o mesmo destino, Jughead vai atrás do amigo e decide ir junto com ele em sua jornada. Ele até liga para a namorada, que não atende por motivos de força (bem) maior, e fica por isso mesmo.

Betty também esteve investigando e pressionando os outros pais do “Clube da Meia-Noite”

A garota descobre que Norton era um dos instrutores da escola na época em que os então adolescentes jogaram pela primeira vez. Além disso, a morte de Daryl Doiley (o pai de Dilton), alguns anos atrás, não foi um suicídio como se pensava e os outros pais parecem saber disso.

Como consequência pelas informações incriminadores que Betty parece estar reunindo, o Gargoyle King faz uma visita à casa dos Cooper, apavorando Alice e sua filha. FP Jones chega a tempo de reencenar um momento clássico do filme Pânico (1996), no qual o ator Skeet Ulrich interpretou o sinistro Billy Loomis.

Betty também esteve investigando e pressionando os outros pais do “Clube da Meia-Noite”. A garota descobre que Norton era um dos instrutores da escola na época em que os então adolescentes jogaram pela primeira vez. Além disso, a morte de Daryl Doiley (o pai de Dilton), alguns anos atrás, não foi um suicídio como se pensava e os outros pais parecem saber disso.

Como consequência pelas informações incriminadores que Betty parece estar reunindo, o Gargoyle King faz uma visita à casa dos Cooper, apavorando Alice e sua filha. FP Jones chega a tempo de reencenar um momento clássico do filme Pânico (Scream, de 1996), no qual o ator Skeet Ulrich interpretou o sinistro Billy Loomis.

Obs.: a pipoca no fogão também foi uma referência clara ao longa, mas se eu preciso explicar isso é porque você não deve conhecer esse ícone do terror slasher, então vou parar por aqui e sugerir que você corra fazer a lição de casa e assista ao filme – o original, as sequências eu não prometo nada.

O problema é que a situação deixa Alice tão apavorada que ela decide voltar para a Fazenda de Edgar Evernever com Polly. Sabendo que Betty nunca iria junto, ela decide internar a filha no manicómio/internato/convento das Irmãs Silenciosas. Esse local tão agradável para onde os personagens vão para ser torturados de diversas formas. Na cabeça de Alice, ao menos lá Betty estará a salvo do Gargoyle King e seus seguidores. No entanto, na primeira “aula de artes” terapêutica que a jovem tem no local, ela nota que todos os outros “pacientes” estão pintando o ser sombrio em suas telas.

O próximo episódio da 3ª temporada de Riverdale vai ao ar somente no dia 05 de dezembro, às 21h40, pela CW nos Estados Unidos e pelo Warner Channel no Brasil.

Mais novidades sobre Riverdale: