A Disney lançou nesta semana trailers de blockbusters há muito aguardados pelos fãs, como Toy Story 4 e a versão live-action animada de O Rei Leão. Na próxima semana, a Marvel Comics publica a prévia que prepara o público ao grande evento de lançamento dos Vingadores 4. Nesta última quarta-feira (28), os irmãos Russo, diretores de Vingadores: Guerra Infinita e dos dois últimos filmes do Capitão América, participaram de uma bateria de perguntas e respostas ao vivo.

Isso tudo levou geral a crer que finalmente veríamos um trailer de Vingadores 4 nesta semana. Só que isso não aconteceu. Ainda assim, é bem provável que estejamos bem perto desse dia, que não rolou porque a Disney sabe de seu tamanho e talvez esteja guardando uma apresentação de gala para isso, incluindo surpresas que podem pavimentar o caminho do Universo Cinematográfico Marvel (ou Marvel Cinematic Universe — MCU) na próxima década e redefinir a própria casa do Mickey e companhia — especialmente com a chegada do serviço de streaming Disney+.

vingadoresOs Vingadores, com o Hulk inteligente e vestido.

Mas como finalmente devem terminar os 10 primeiros anos do Marvel Studios? E o que vem por aí? E os X-Men e o Quarteto Fantástico? Como fica a Marvel no streaming? E o que o resto da Disney tem a ver com isso? É sobre isso que falamos logo abaixo:

Vingadores Unidos

Bem, desde o estalar de dedos de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, muita coisa já vazou em termos de roteiro, figurino, brinquedos, declarações de executivos e criadores, entre outras coisas. Filtrando as especulações mais absurdas, o mais provável é que os heróis tenham mesmo que mudar o cenário a partir de viagem no tempo ou por diferentes realidades.

Com a viagem temporal, o Marvel Studios pode revisitar os principais momentos desses 10 anos e homenagear suas próprias histórias até aqui

Como vimos nos filmes do Homem-Formiga, Hank Pym e Scott Lang possuem acesso à Realidade Quântica, que serviria como uma espécie de atalho para outras eras e mundos. Imagens conceituais mostraram uniformes hi-tech que todos usam, incluindo o Hulk, o que evidencia o uso comum de algum dispositivo, que seria o responsável por transportar os heróis para outros períodos da linha temporal.

A viagem no tempo é a maior aposta porque seria a saída perfeita para realizar o retcon em todos os filmes, revisitando os 10 anos de MCU e refazendo coisas como a morte de vários personagens — incluindo os que se despediram nos filmes solo — e, claro, homenageando cada um dos grandes hits do Marvel Studios com um momento especial — e isso inclui participações de atores desligados prematuramente dos planos do estúdio, a exemplo de Natalie Portman (Jane Foster) e Aaron Taylor-Johnson (Mercúrio).

avengers 4Caixa de brinquedo mostra uniforme quer seria usado com dispositivo para salto temporal.

Certo mesmo é que o Marvel Studios deve promover o que faz sucesso nos quadrinhos dos Vingadores desde o início dos anos 2000: a dinâmica de separar e reunir o “Big Trio” formado por Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Quando eles estão desunidos, costumam tomar surras homéricas. Mas quando estão juntos, são imbatíveis.

vingadoresFonte: Marvel Comics

Parte do sucesso disso é justamente o relacionamento que Stark, Rogers e Odinson têm um com o outro. Assim como Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores 4 deve ter um tom sentimental e grande parte disso deverá ser mostrado na amizade dessas três figuras — e o Sentinela da Liberdade deve finalmente levantar o Mjolnir.

Fase 4 mostrará a origem do universo Marvel e os Novos Vingadores

Depois que James Gunn deixou o Marvel Studios por conta de seus tweets bestas do passado, o estúdio decidiu olhar com carinho para outra franquia, a dos Eternos. Eles seriam uma forma contar porquê a Terra é tão especial no MCU e qual a razão de nosso planeta estar sempre infestado de seres extraordinários.

A Marvel Comics vem ultimamente se reposicionando e reformulando toda sua história, revendo as origens do universo da editora. Ela explicou recentemente, por exemplo, que fluídos corporais de um Celestial se fundiram ao planeta há eras e isso teria sido responsável por tantas mudanças naturais atreladas às origens artificiais de vários personagens.

avengersCapitão América e o Piloto Fantasma Robbie Reyes enfrentam um Celestial Sombrio em recente revista dos Vingadores.

A editora também vem mostrando os “Vingadores pré-históricos” e a “SHIELD antiga” e incluindo o simbionte do Venom como um dos elementos fundamentais de sua nova mitologia. Isso tudo porque a Casa das Ideias quer alinhar melhor suas criações e definir padrões que possam ser utilizados em todas as mídias, dando essa sensação de que seu universo é mais coeso, mesmo fora dos quadrinhos.

Assim, os Eternos seriam uma forma de definir os pilares do MCU e explicar melhor todo o seu cosmos. Os Eternos são uma raça de superseres que funcionaram como laboratório para os Celestiais. Para ter uma ideia, Thanos é descendente dos Eternos e os mutantes também existem por conta dessa herança genética na Terra. Aliás, seria uma boa forma de explicar como alguém nasce com poderes, a exemplo dos X-Men.

avengers 4Os Eternos, inimigos mortais dos Deviantes, que são a raça originária dos Skrulls.

Enquanto isso, como vimos nas prévias de “Capitã Marvel”, é bem possível que os Skrulls e coisas que estavam somente com os X-Men e o Quarteto Fantástico na Fox já comecem a dar as caras aos poucos, com a possibilidade do início da saga “Invasão Secreta”.

Novos Vingadores e a Invasão Secreta

A Liga da Justiça não é a mesma sem Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Já os Vingadores sempre mudaram de formação, desde o início, lá em 1963. Por isso, com a saída do Homem de Ferro, do Thor e do Capitão América (falaremos sobre isso também logo à frente), é bem possível que vejamos a formação dos Novos Vingadores.

A equipe sempre precisou de uma grande razão para existir no cinema, inicialmente por conta de um projeto da SHIELD e depois disso por conta de uma grande ameaça que nenhum herói daria conta sozinho. Agora, a explicação para ela continuar operando seria justamente para monitorar perigos como o de alguém encontrar e manipular as Pedras do Infinito.

Como os Vingadores verão ao final de Vingadores 4, a viagem no tempo ou por outras realidades não é algo assim tão exclusivo e raro. Por isso, manter as coisas em ordem pode dar trabalho, especialmente com tantas ameaças surgindo por aí, a exemplo dos Skrulls.

skrullsOs Skrulls já deram as caras no trailer da Capitã Marvel.

Os Skrull são alienígenas inimigos mortais dos Kree, de Ronan o Acusador (o vilão de Guardiões da Galáxia) e da Capitã Marvel, que é híbrida de Kree com terráqueo. Os Skrulls são metamorfos poderosos, capazes de enganar até mesmo a audição do Demolidor e os sentidos aguçados de Wolverine.

Como foi mostrado no trailer de Capitã Marvel, que se passa nos anos 90, os Skrulls já estão na Terra há um bom tempo. Então, é bem possível que eles estejam atualmente em cargos do alto escalão do governo e até mesmo… entre os Vingadores. Essa seria a saga Invasão Secreta e a grande história por trás da Fase 4.

skrullsFonte: Marvel Comics

Assim, os Novos Vingadores teriam uma formação com Capitã Marvel, Pantera Negra, Doutor Estranho, Homem-Formiga, Vespa, Máquina de Combate, Visão (reconstruído), Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Falcão, Soldado Invernal e Homem Aranha, que, eventualmente, tornaria-se um líder, conforme fosse crescendo. Eles seriam os responsáveis por encontrar os Skrulls e possíveis traidores.

Disney Cinematic Universe

Assim como o Marvel Studios, a Disney passa por uma reformulação, especialmente com a chegada do serviço de streaming Disney+ e com a confirmação da aquisição das propriedades que estavam com a Fox, a exemplo dos X-Men e do Quarteto Fantástico. Como essas franquias passam por um reajuste nos quadrinhos e muito do roadmap dos filmes já vinha sido traçado antes do retorno desses personagens, não espere vê-los muito cedo integrados ao MCU.

O que a Disney tem feito aos poucos é reunir todas suas criações em algo como um “Disney Cinematic Universe”. Isso pode ser visto em “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, com participações de todas as franquias em várias referências, incluindo a presença das várias princesas de diferentes animações.

disneyReferências em "WiFi Ralph: Quebrando a Internet".

Essa brincadeira é cada vez mais frequente, incluindo em outras mídias, como nos games, e não se espante se começarem a pipocar mais encontros entre as propriedades que começaram na Disney com as que foram adquiridas ao longo do tempo. Star Wars com Vingadores? Mickey com X-Men? Quem sabe?

Quanto ao MCU, já foram confirmadas séries com Loki e Feiticeira Escarlate para o Disney+. Alguns heróis que atualmente vêm ganhando mais espaço nos quadrinhos, a exemplo da Mulher-Hulk e de Blade (que acaba de voltar na edição histórica Avengers 700), podem dar as caras também em breve. Aliás, este último seria uma porta de reentrada para o Motoqueiro Fantasma, que também vive um bom revival.

vingadoresBlade está voltando, deu as caras na mais recente edição de Vingadores.

A integração dos X-Men e do Quarteto seria lenta e deve acontecer com a chegada da Fase 5 ou 6. A partir daí, o Marvel Studios poderá pensar em algo mais grandioso para a Fase 7 em diante, algo como as Guerras Secretas. E isso poderia até mesmo contar com participações especiais de Chris Evans, Robert Downey Jr. e Chris Hemsworth — diferente do que muitos especulam, não acredito que eles morrerão em Vingadores 4; eles deverão ficar nos bastidores, cuidando das Pedras do Infinito ou algo assim.

As possibilidades são promissoras e tudo isso deve começar e terminar com Vingadores 4. Por isso seu trailer é tão importante e pode nos dar mais pistas sobre tudo isso acontecendo no futuro do MCU, da Disney e da Casa das Ideias.

A matéria "Trailer de Vingadores 4 está chegando — e com ele a nova fase do MCU" foi escrita por Claudio Yuge para o Tecmundo, um site da empresa NZN junto com o Minha Série.

Mais notícias sobre Vingadores 4: