Facebook pretende criar inteligência artificial para classificar postagens

Imagem de: Facebook pretende criar inteligência artificial para classificar postagens

Facebook poderá ser inteligente no futuro (Fonte da imagem: Divulgação/Facebook)

O feed de notícias do Facebook atualmente classifica postagens como importantes basicamente pela sua popularidade. Ou seja, se determinada foto foi muito curtida ou comentada, seus amigos devem vê-la em seus feeds mesmo que o item tenha sido postado há muito tempo. Contudo, a rede social acredita que é possível melhorar essa classificação e torná-la inteligente de verdade. Por conta disso, a empresa está montando um projeto com vários pesquisadores que devem criar um sistema de inteligência artificial (IA) para avaliar as postagens na sua linha do tempo.

Com isso, a plataforma poderia colocar em destaque mesmo fotos não muito populares no seu feed. Uma das possibilidades poderia ser colocar fotos de grupos que tenham pessoas que você gosta muito no topo do seu feed, mesmo que poucos usuários tenham curtido a imagem. Basicamente, o Facebook poderia ser capaz de identificar significados nas postagens e avaliar melhor a relevância delas para você.

Isso, entretanto, não passa de um exemplo para imaginarmos, já que o grupo para a pesquisa de IA da empresa acabou de iniciar suas atividades. Segundo uma publicação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Facebook pretende compartilhar alguns dos avanços nessa área com a comunidade científica, contribuindo com o desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

Como tudo está em fase inicial, ainda não se fala em prazos ou mesmo objetivos bem claros que esse sistema de IA deve alcançar.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.