Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódio 1x09 da série Manifest, exibido no dia 26 de novembro pela TV americana. Não prossiga se não quiser saber detalhes da trama.

Nem todos os personagens sobreviveram a midseason finale de Manifest, o último episódio do drama da NBC em 2018. Além disso, teremos muito sobre o que pensar durante as semanas antes do retorno da série em janeiro de 2019.

Primeiramente, conhecemos Autumn Cox (supostamente) uma das passageiras desaparecidas que vinha sendo torturada pela Unified Dynamic Systems. Ela mostra sinais das sessões de eletrochoque que vem causando as dores de cabeças nos outros sobreviventes, especialmente no sensível Cal.

Ben finalmente decide contar toda a verdade para Vance, o diretor do NSA que investiga o voo 828, e consegue seu apoio para invadir o local em que eles acreditam estarem sendo conduzidos experimentos com outros passageiros. Michaela, Jared e uma força-tarefa os acompanham e chegando lá eles descobrem o laboratório (com uma pequena ajuda psíquica de Cal). Há troca de tiros e, durante o resgate dos reféns, uma grande explosão.

Vance não sobrevive e Jared fica entre a vida e a morte. Começando a acreditar na teoria de que todos que sabem sobre o “Chamado” são mortos, Michaela implora que – quem quer que seja o ser superior por trás disso – poupe Jared. Coincidência ou não, funciona. Ela fica grata e espantada, mas decide abraçar seu “dom” como agradecimento.

Vance examina as marcas de tortura de Autumn

Enquanto isso, Grace dá um ultimato a Ben, admitindo que as coisas não são como antes e que o casamento deles não está mais funcionando. Ele concorda e decide deixar a casa, mas a esposa se recusa a deixá-lo levar Cal junto.

Por fim, lembram-se de Autumn? Nos últimos minutos do episódio descobrimos que ela não era mais uma das vítimas, mas sim uma agente dupla, quando a mulher manda uma mensagem pedindo por mais instruções. Em um flashback, vemos que Benson lhe instruiu a infiltrar a família Stone e descobrir o que eles sabem realmente.

Relacionado: Calendário da Midseason 2019: retorno de inéditos, novas séries e temporadas

Manifest retorna com mais episódios inéditos no dia 7 de janeiro de 2019, pela canal americano NBC.