Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódio 2x09 da série The Good Doctor, exibido no dia 26 de novembro pela ABC na TV americana. Não prossiga se não quiser saber detalhes da trama.

No último episódio de The Good Doctor (O Bom Doutor), Andrews finalmente tomou uma decisão sobre o cargo de Chefe de Cirurgia, os médicos enfrentaram um dilema moral ao tratar um pedófilo e Shaun descobriu que consegue sentir empatia, além de ser um ótimo amigo para Glassman.

Shaun aprende a dirigir

Sabendo que Glassman não pode mais dirigir devido aos sintomas de seu tratamento, Shaun Murphy pede que Lea o ensine a dirigir para que ele ajude o amigo o levando para suas consultas e para o hospital. Inicialmente a tarefa se mostra mais difícil e aterrorizante do que o esperado, mas com o apoio da amiga – que o lembra que ele é um cirurgião, algo muito mais difícil do que dirigir – Shaun não desiste e emociona Glassman com seu esforço.

Enquanto isso no trabalho, o Dr. Murphy e o Dr. Park tratam Billy, um jovem vindo de um reformatório após uma surra grave. O adolescente explica que sofre provocações por conta de uma deformidade facial causada pelas surras que seu pai o dava na infância. Park então sugere que eles aproveitem a cirurgia para tentar reparar a deformação, mas Shaun é contra por considerar se tratar de um procedimento estético.

Ele então se questiona quando os outros explicam que ele também precisa de empatia para ser um bom médico. Finalmente, é o próprio Shaun que surge com a solução de um implante de silicone para ajudar o rapaz, ganhando elogios de Park que aponta que de certa forma isso também salvou a vida de Billy.

O novo Chefe de Cirurgia é...

Andrews foi intimado a decidir seu sucessor na Chefia do Departamento Cirúrgico. Há alguns episódios ele vinha sondando os médicos e dando a entender que o Dr. Melendez ou a Dra. Lim seriam os escolhidos, praticamente colocando um contra o outro durante a “competição”.

Os outros cirurgiões chegaram a fazer um bolão para adivinhar o vencedor! E, ainda assim, no fim das contas Andrews decidiu permanecer no cargo. Frustrante para todos (inclusive para o público), mas ao menos Lim e Melendez fazem as pazes e prometem trabalhar lado a lado e não um contra o outro da próxima vez.

Um pedófilo com um dilema moral

Claire, Morgan e Melendez atendem George, um homem de 28 anos com efeitos colaterais graves por estar tomando um medicamento que supostamente ajudaria a diminuir seu desejo por crianças. Eventualmente ele então vai embora, para o medo e desespero das médicas, mas retorna após uma tentativa malsucedida de se autocastrar.

Depois de esgotarem outras opções, os cirurgiões concordam em executar a castração, mas acabam precisando reparar o estrago nos testículos de George, que terá que esperar mais tempo até poder realizar o procedimento. O pedófilo novamente foge e, antes que Morgan ou Claire consigam o impedir, ele se joga na frente de um ônibus, morrendo na hora.

O próximo episódio da 2ª temporada de The Good Doctor será exibido no dia 03 de dezembro, nos Estados Unidos. No Brasil, a 1ª temporada da série está disponível no Globoplay, serviço de streaming da Rede Globo.

Relacionado: Onde assistir a The Good Doctor: O Bom Doutor?