Em uma postagem em seu blog GatesNotes nesta última segunda-feira (19), Bill Gates revelou que gosta da série Silicon Valley da HBO. Segundo ele, esta é uma das poucas obras da cultura pop que retrata de forma realista a comunidade de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia.

“Se você realmente deseja entender o Vale do Silício, você deveria assistir à série da HBO Silicon Valley”, disse o cofundador da Microsoft. O bilionário ainda revelou que consegue se identificar com o protagonista do programa chamado Richard (Thomas Middleditch), que é um excelente programador, mas que precisa aprender muito sobre como liderar pessoas.

Gates também deixou claro que os personagens foram bem construídos no sentido de representar os tipos de pessoas que trabalham no Vale do Silício. Os programadores sarcásticos, porém, sem nenhum trato social, seriam o principal exemplo. Temos também outras características realistas como a “generosidade empreendedora” e “natureza arbitrária do sucesso e do fracasso”.



Contudo, ele tem sim algumas críticas a respeito da trama. Segundo ele, nem sempre as pequenas empresas têm vantagem sobre as grandes ao enfrentarem alguns desafios.

Silicon Valley lhe dá a impressão de que pequenas empresas como a Pied Piper são muito capazes, enquanto as grandes como a Hooli são completamente incapazes. Mesmo eu sendo obviamente parcial, minha experiência diz que as pequenas companhias podem ser igualmente incapazes, e as grandes possuem recursos para investir profundamente em pesquisa para apreciarem um ponto de vista de longo prazo, coisa que as pequenas não conseguem. Contudo, eu entendo porque a série foca tanto na Pied Piper e faz com que a Hooli pareça meio idiota. É mais divertido torcer pelo azarão”, escreveu.

Silicon Valley terminou sua quinta temporada em maio deste ano, e a produção de uma sexta leva de episódios parece estar atrasada. Há rumores de que a HBO colocaria o programa de volta no ar apenas em 2020.


A matéria "
Segundo Bill Gates, série “Silicon Valley” da HBO é bastante realista" foi escrita por Leonardo Mûller para o Tecmundo, um site da empresa NZN junto com o Minha Série.