Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódio 3x08 da série This is Us, exibido no dia 20 de novembro pelo canal americano NBC.

No último episódio de This is Us acompanhamos não um, mas 6 jantares de Thanksgiving (o Dia de Ação de Graças) envolvendo a família Pearson.

Três deles foram particularmente importantes para aprofundar as histórias de Tess, Jack e Miguel, enquanto outro serviu para matar as saudades de William, o falecido personagem de Ron Cephas Jones.

Os Pearson e Miguel nos anos 90

Fomos transportados para o último Thanksgiving de Jack (Milo Ventimiglia) com sua família. O já divorciado Miguel (Jon Huertas) decide passar o feriado com os Pearson já que não mantém uma boa relação com os filhos, mas ver a alegria alheia parece só aumentar sua tristeza. O melhor amigo então o aconselha a não desistir de ter um relacionamento com seus filhos, por mais difícil que seja. Como veremos no presente, a morte de Jack parece ter desencorajado Miguel a manter seus esforços.

Rebecca e Miguel

Finalmente somos apresentados a Andy e Amber, os filhos adultos e casados de Miguel. Curiosamente, eles não são muito fãs da madrasta – assim como Kevin tinha problemas com o padrasto. Durante o jantar, fica claro que há muito ressentimento em relação ao pai ausente. Em determinado momento, Andy culpa Rebecca (Mandy Moore) por “roubar” Miguel de suas vidas, o que é o suficiente para o homem perder a paciência. Ele admite seus erros em não procurar mais os filhos, mas não permite qualquer comentário rude em direção à esposa, até porque suas falhas vêm de muito antes dos dois se casarem. Andy parece se acalmar e Amber pega carinhosamente a mão do pai, então podemos considerar isso um avanço, não?

Jack no Vietnã

Ainda não temos a história completa sobre o colar de Jack, mas descobrimos qual é a ligação dele com Hien (Porter Duong), a mulher vietnamita da foto. O soldado ajuda o filho dela, que está sofrendo com um ferimento infeccionado, além de presenteá-los com um peru que recebeu devido ao Dia de Ação de Graças. Em retribuição, Hien o presenteia com o famoso colar. No entanto, o seu apego com o item no futuro parece ir mais longe – dúvidas que (mais) alguém vai morrer?

William e Jesse

Pudemos ver também o dia em que William e Jesse (Denis O’Hare) se conheceram. Tudo é muito simples e delicado. Após ver William tocando piano, lentamente, os dois evoluíram de estranhos para amigos, até se tornar um relacionamento inesperadamente romântico.

Randall, Beth, Annie e Deja

Enquanto isso... Randall (Sterling K. Brown) comandou uma distribuição de comida em um abrigo para desabrigados como parte de sua campanha política. Enquanto ele, Beth (Susan Kelechi Watson) e Jae-won (Tim Jo) divergem sobre como usar a situação para propaganda, Deja (Lyric Ross) tem flashbacks dos momentos em que esteve do outro lado do balcão.

Toby, Kate e Tess

Kate (Chrissy Metz) e Toby (Chris Sullivan) ficaram responsáveis de cozinhar o jantar da família com a ajuda de Tess (Eris Baker). Apesar de ser o núcleo mais leve, agora que Toby parece estar se recuperando de sua crise depressiva, também tivemos um momento mais sensível entre tia e sobrinha. Após “flagrar” Tess com absorventes femininos e deixar a garota envergonhada, Kate conversa com a garota sobre como se tornar uma mulher também tem suas partes boas e tudo o mais. Por exemplo, logo ela vai poder ter um namorado! Mas Tess corrige a tia, indicando que pode estar mais inclinada a ter uma namorada. Apesar da surpresa, Kate garante a menina que seus pais vão apoiá-la da mesma forma.

Veja também: This is Us: atriz comenta o segredo traumático de Zoe [SPOILER]

A 3ª temporada de This is Us está sendo exibida às terças-feiras pelo canal NBC nos Estados Unidos.