Review: controle arcade Razer Atrox [vídeo]

Imagem de: Review: controle arcade Razer Atrox [vídeo]

Se você já entrou em um fliperama e jogou pelo menos uma luta na sua vida, certamente já deve ter considerado a possibilidade de adquirir um controle arcade para jogar em casa.

Hoje em dia, não existem mais tantos fliperamas por aí como antigamente.

Os jogos de luta também passaram por um período de baixa, mas agora voltaram com tudo para os consoles, despertando novamente o interesse dos jogadores pelos controles arcade. Com isso, muitos fabricantes de acessórios para jogos também voltaram seus olhos para esses dispositivos.

A Razer é famosa pelos seus periféricos direcionados aos gamers e agora está lançando o Atrox, um controle compatível com Xbox 360 e PC.

O equipamento passou por um extenso programa de testes, em que alguns dos maiores jogadores do mundo puderam participar da experiência e dar as suas opiniões sobre o produto. Isso garantiu o desenvolvimento de um acessório de qualidade profissional que não deixa nada a desejar a outros modelos mais conhecidos.

Aprovado

Design e construção

O design de um controle arcade é muito importante por diversos motivos. É claro que o visual precisa ser impressionante, mas ele também precisa ser funcional e manter-se “firme” na hora das lutas.

Isso é importante, pois na maioria das vezes esses equipamentos costumam ficar posicionados sobre uma bancada ou sobre o colo do jogador. Evitar que o controle saia dançando sobre a mesa na hora dos comandos é importante para garantir a precisão dos movimentos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Razer conseguiu resolver isso de duas maneiras: em primeiro lugar, o controle é pesado, o que ajuda a manter o equilíbrio. Em segundo lugar, ele possui toda a parte inferior emborrachada, desenvolvida especialmente para que seja possível executar todos os movimentos de maneira precisa.

Os oito botões de ataque são posicionados na parte superior do controle, e os dois complementares — back e start —, na lateral. O cabo de conexão USB possui uma trava de segurança para evitar que movimentos bruscos ou acidentes desconectem o aparelho na hora errada.

A parte frontal do controle traz um conector de som 2,5 milímetros compatível com o headset do Xbox 360.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Personalização total

A Razer sabe que muitos jogadores— tanto amadores como profissionais — gostam de modificar os seus gadgets, sejam modificações mais simples, como a pintura, ou até mesmo mais complexas, como a troca de botões, a adição de novas placas controladoras e muito mais. Para facilitar esse trabalho, o Atrox é um dos poucos controles profissionais que trazem a tampa superior “solta”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O capricho com os detalhes é tanto que a tampa é presa com um amortecedor a gás, tudo para manter o conjunto firme e resistente. A parte interna é coberta por uma superfície que lembra uma colmeia de abelhas, sendo que cada uma das “células” possui um furo, e é nessa parte que todos os componentes internos do controle são montados.

Você pode parafusar o que quiser no interior do arcade, desde novos suportes até mesmo outras placas de circuito para adicionar mais funções ao controle — ou tornar ele compatível com outros sistemas, como o PlayStation 3.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso deseje modificar a decoração externa do controle, baixe o layout no site da Razer e substitua a imagem que fica sob a tampa de acrílico.

Controles Sanwa Denshi

A Razer não economizou na hora de desenvolver o seu projeto. Todos os botões e o manche são Sanwa Denshi, sinônimo incontestável de qualidade. Isso garante uma execução quase perfeita do comandos.

O arcade traz todos os botões presentes nos controles do Xbox 360.

Os oito botões de ataque principais também podem ter a função “turbo” ativada, através de um painel de controle separado, localizado na parte superior esquerda do equipamento. Nesse mesmo painel, também existe uma trava de segurança para torneios. Quem participa de competições sabe que um “pause” na hora errada automaticamente desclassifica o jogador.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O formato do manche principal é um assunto que divide os jogadores. Enquanto alguns preferem o formato “bola”, outros são mais acostumados com o “bastão”, ou “cotonete”, padrão que se tornou mais popular no Brasil.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Razer acabou com as discussões incluindo os dois tipos de controle no Atrox: basta escolher aquele que mais se adequa ao seu estilo de jogo e pronto.

Resposta aos comandos

Para que um controle seja eficiente, é preciso que não exista lag entre os comandos. Como um jogo de luta geralmente roda a 60 quadros por segundo, cada quadro é apresentado na tela a uma velocidade de 16,67 milissegundos. Deste modo, é preciso que o controle tenha um tempo de resposta inferior a esse número.

Para testar a latência do controle, utilizamos o Input Lag Testor, um software que calcula o tempo de resposta dos comandos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O resultado foi bastante satisfatório: o controle apresentou um tempo de resposta médio de 5 milissegundos, cerca de três vezes mais rápido que o mínimo exigido. Se levarmos em conta que qualquer número abaixo de 10 milissegundos é considerado “tempo real”, vemos que o equipamento da Razer é muito eficiente e não deve ser um problema para a execução dos golpes.

Vale a pena?

Se você gosta de jogos de luta, a aquisição de um controle arcade é importante não só para melhorar a qualidade dos seus golpes, mas também para aumentar a diversão. Além disso, por mais que seja possível construir um arcade em casa, adquirir um modelo profissional é muito mais recomendado, principalmente se você pretende participar de competições.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nesse caso, o equipamento da Razer se mostra bastante eficiente, trazendo tudo o que os principais controles profissionais oferecem. Os pontos principais do equipamento são os comandos Sanwa e a facilidade de personalização, que contam muito a favor dele na hora da compra.

A construção do aparelho é sólida e aparentemente bem resistente: outro ponto a favor do gadget. Entretanto, uma característica pode ser um problema: o cabo USB que acompanha o arcade utiliza um conector proprietário da marca. Deste modo, se você perder o cabo, terá um pouco de dificuldade para adquirir outro.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nos Estados Unidos, esse controle pode ser encontrado por US$ 199, o que pode ser considerado um preço justo pelo que o equipamento tem a oferecer, seja você um novato nos arcades e jogos de luta ou um veterano nostálgico que quer reviver os tempos áureos dos fliperamas.

Este produto foi cedido para análise pela Razer.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.