Voyager 1 abandona Sistema Solar e chega ao espaço interestelar

Imagem de: Voyager 1 abandona Sistema Solar e chega ao espaço interestelar

Enviada ao espaço em 1977, a sonda Voyager 1 registrou hoje que completou sua saída do Sistema Solar, encontrando-se agora em espaço interestelar, ou seja, fora do alcance da influência de qualquer estrela. A última distância registrada foi de 19 bilhões de quilômetros do Sol, sendo assim o primeiro objeto feito pelo homem a chegar tão longe.

A sonda foi criada para explorar os planetas mais externos do nosso sistema solar e, em seguida, deveria seguir para o ponto mais distante que conseguisse. Com isso, 36 anos depois de deixar a Terra, Voyager 1 continua completamente operante, excedendo as expectativas da comunidade científica.

Junto com o equipamento, foi enviado um disco de ouro com duas mensagens gravadas, uma em inglês, de uma criança dando saudações a qualquer raça alienígena que possa encontrar a sonda e outra em português, sendo dita por uma mulher. Ouça o conteúdo aqui.

Para comemorar a marca nunca antes atingida, vários cientistas produziram o vídeo que você confere acima enviando um mensagem para a Voyager 1.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.