Lançada no fim de outubro, a terceira temporada de Demolidor veio com um indicador negativo para a Netflix. Ao que tudo indica, a audiência caiu pela metade, em comparação com a estreia da segunda.

É claro que, com toda a sua produção baseada no que indicam os algoritmos, a Netflix guarda os dados de visualização sob sete chaves. Felizmente, existem empresas com seus próprios métodos de análises de dados, como a Jumpshot — a quem o Screen Rant encomendou uma pesquisa.

A companhia acompanha 5 bilhões de ações por dia, através de 100 milhões de aparelhos, a fim de entender o padrão do consumidor. Embora só seja registrada a audiência dos Estados Unidos, é interessante ver como os programas da Netflix estão se saindo — existem dados desde 2016.

A primeira notícia foi que as segundas temporadas de Punho de Ferro e Luke Cage tiveram uma queda massiva na audiência. Agora, chegou a vez de Demolidor. Sua segunda temporada ainda é a série mais assistada da Marvel na Netflix, mas a terceira não chegou tão bem. A audiência das duas primeiras semanas da série caiu 57%. Isso significa bastante não só numericamente, mas também porque esse período é o momento crítico de audiência dos originais da Netflix.

Entretanto, os fãs ainda não precisam se alarmar. Sim, foi um baque na audiência, mas Demolidor ainda tem uma audiência bastante forte, razoavelmente superior à das canceladas Punho de Ferro e Luke Cage. Ou seja, ao menos por enquanto, a série do demônio de Hell's Kitchen deve estar segura de cancelamentos.

Até porque são vários os fatores que podem ter influenciado nessa queda. Primeiro, porque é normal séries terem quedas momentâneas na audiência — e os níveis podem mudar nas próximas semanas. Além disso, a segunda temporada teve um destaque inexistente na terceira: a estreia do Justiceiro, um herói bastante popular da Marvel. Ele é tão popular que até ganhou a própria série da Netflix, então pode ter sido relevante a ponto de aumentar a audiência.

Por fim, as próprias Punho de Ferro e Luke Cage perderam muita audiência da primeira para a segunda temporada. Isso pode significar uma queda em toda a Marvel-Netflix, e Demolidor simplesmente não escapou ileso.

Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.