Phonebloks: smartphone montável é a aposta de designer independente [vídeo]

Imagem de: Phonebloks: smartphone montável é a aposta de designer independente [vídeo]

A maioria dos dispositivos eletrônicos já nasce obsoleta. Significa dizer que, apesar de vermos anúncios constantes de tablets ou smartphones que prometem “revolucionar o mercado”, o esperado próximo estágio inaugurado pelas tantas tecnologias já foi alcançado. Isto é: a longevidade dos dispositivos (dos mobiles, em especial) e suas configurações de software e hardware deixam de ser referência em menos de ano atualmente.

Pensando nisso, o designer Dave Hakkens, famoso por criar vídeos sobre máquinas capazes de trabalhar, por exemplo, apenas com a força do vento para extrair óleo de nozes, trouxe uma ideia realmente revolucionária à tona: e se for possível criar um smartphone montável, em que a simples troca de determinados componentes pode garantir a sobrevivência dele por anos a fio?

“Geralmente jogamos fora o aparelho todo quando apenas uma das peças estraga”, pode-se ouvir durante a explicação do conceito demonstrado pelo clipe acima. Isso faz com que toneladas de lixo se acumulem mundo afora – “e nossos celulares são uma das principais causas”, critica Hakkens.

Blocos intercambiáveis foram a grande sacada do designer (Fonte da imagem: Reprodução/Dave Hakkens)

Então, o que fazer? Recorra às suas nostálgicas lembranças: ao montar naves espaciais à base de LEGO, nenhuma falha técnica era capaz de impedir o seu voo quarto adentro. Bastava substituir a asa por outra peça e pronto. Pois esse é basicamente o conceito por trás de Phonebloks, um smartphone montável capaz não apenas de ter seus blocos de bateria, de processador ou de memória trocados.

Customização

“Se você é um amante da fotografia, por que não otimizar suas lentes? Ou se todos os seus dados ficam armazenados em nuvem, por que não embutir no aparelho uma bateria maior?”, sugere Hakkens enquanto narra o vídeo. Já pensou em criar os seus próprios blocos, escolhendo a cor e a marca deles? Pois esta é outra das propostas feitas pelo designer.

Seria possível personalizar os smartphones. (Fonte da imagem: Divulgação/Phonebloks)

O mundo precisa ouvir essa ideia

Quais impactos esse tipo de iniciativa pode gerar às consagradas desenvolvedoras e produtoras de mobiles? Com a intenção de descobrir a resposta à tal pergunta, Hakkens faz um apelo: “mostre a eles [indústria] que há interesse pelo dispositivo [Phonebloks]”. Para fazer parte das milhões de vozes, você pode acessar os seguintes links:

  • Phonebloks.com (clique aqui): visite o site de Dave Hakkens, aperte o botão “Join the Thunderclap” e compartilhe esta ideia via Facebook ou Twitter; e
  • Thunderclap (clique aqui); link direto à página de compartilhamento.

Nota: devido a sobrecargas de acesso (em apenas dois dias, o vídeo que abre esta notícia foi visto por mais de 3.5 milhões de pessoas), pode ser que os sites mencionados estejam indisponíveis. Acesse novamente as páginas e continue as atualizando.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.