Windows 8: como personalizar configurações do sistema

Imagem de: Windows 8: como personalizar configurações do sistema

Alterando configurações (Fonte da imagem: iStock)

Após algum tempo com o sistema operacional instalado e o uso constante do computador, você pode começar a notar problemas de performance na máquina. Isso porque muitas das modificações que fazemos acabam alterando configurações no sistema que nem sempre são revertidas, desorganizando os registros, por exemplo.

Por isso, o ideal é que de tempos em tempos você faça uma otimização do computador, mas nem sempre essa tarefa é fácil e executá-la manualmente pode ser cansativo e até mesmo desencorajador. No entanto, há um aplicativo para o Windows 8 chamado 8Smoker Pro que é capaz não só de ajudá-lo com essa manutenção como modificar algumas configurações do sistema.

Para conhecer melhor o aplicativo e as funcionalidades oferecidas, basta acompanhar o pequeno guia que preparamos abaixo com as opções disponíveis na aplicação.

Pré-requisitos:

Baixar 8Smoker Pro

Cuidados na instalação

Durante o processo de instalação, três telas são exibidas, em sequência, oferecendo itens adicionais ao procedimento. Na primeira, você instala o aplicativo “Wajam” no seu computador. Se você não quer essa alteração, clique no botão “Decline”. Da mesma forma, a segunda e a terceira também trazem programas extras.

Cuidado com os extras! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

São oferecidos o Webcake e o DealPly, respectivamente, para a instalação no seu computador. Caso você também não queira nenhum desses aplicativos, clique em “Decline” (em cada uma delas) e continue o procedimento normalmente.

Criando um ponto de restauração

Logo após realizar a instalação do aplicativo, na sua primeira abertura é perguntado se você deseja criar um ponto de restauração no computador. O ideal é que você realize a tarefa, pois dessa forma, caso algo não saia conforme o esperado, é possível reverter as configurações de maneira mais simples, evitando maiores dores de cabeça.

Para isso, na janela exibida, basta clicar em “Sim”. O procedimento é iniciado automaticamente e demora apenas alguns segundos para ser concluído.

Criando um ponto de restauração (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao final da operação, você recebe uma mensagem indicando o sucesso do procedimento e basta clicar em “OK” para abrir a interface do aplicativo.

Ponto de restauração criado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Informações do sistema

O 8Smoker Pro é um programa para otimizar o desempenho do seu computador realizando ajustes no sistema ou fazendo uma manutenção completa no disco rígido. Logo ao abrir o programa você já pode observar que ele opera em uma interface única divida em setores para facilitar na hora de localizar as suas funções.

Informações na tela inicial (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já na tela inicial, na porção esquerda dela, é possível obter várias informações sobre os componentes do computador, como o total de memória RAM (e quanto dela está ocupada e disponível no momento), entre dados de paginação.

Ajustes gerais

O primeiro grupo de funções do aplicativo é chamado “Tweak” e traz uma série de ferramentas para você realizar ajustes no sistema. Esse setor conta com diversas opções, identificadas pelo tipo de configuração que elas alteram. Ao clicar no ícone referente à categoria, na parte superior da tela, são exibidas as funcionalidades disponíveis.

Ajustes gerais (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A primeira opção disponível é referente ao navegador Internet Explorer. O aplicativo apresenta várias funções com dois tipos de ativação, conforme o grupo. As opções representadas por caixa de seleção estão divididas em duas categorias: restrições do browser e restrições do painel de controle. Elas consistem, basicamente, em desabilitar itens ou ocultar funções para ganhar desempenho.

Para ativar qualquer uma das alternativas, basta marcá-la e clicar no botão “Save settings”, presente no centro da tela. Há também funções na forma de botão, como apagar os arquivos temporários, limpar o cache, habilitar ou desabilitar o Smart Screen e a proteção contra rastreio. Nessas opções, basta clicar naquela desejada e seguir as instruções disponíveis na tela.

Ajustes do Internet Explorer (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As opções de performance estão divididas em dois botões. No primeiro, você encontra alternativas para lidar com o tempo limite do sistema, alterar as prioridades do processador (entre programas ou aplicações em segundo plano), agilizar a reação do menu, cuidar de efeitos gráficos, entre outras. Aqui, há tanto alternativas que precisam apenas ser marcadas ou escolhidas quanto botões de função.

No “Performance II”, você pode otimizar o computador para rodar jogos (com opção para ativar ou desativar a função) e iniciar uma desfragmentação de disco. Além disso, também há uma alternativa para forçar o sistema a fazer uma checagem de rotina do processador na próxima inicialização do sistema.

Performance II (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na categoria “Startup Manager” estão presentes funções para adicionar ou retirar itens da inicialização do sistema. Para começar, é preciso escolher um dos setores e, em seguida, definir quais são as entradas que você deseja ajustar.

O setor “Miscellaneous” traz ajustes gerais, contando com alternativas para modificar taxas de atualização, atalhos e threads. Já o “Shell tweaks” se encarrega da limpeza de históricos, eventos, restauração de barras de tarefas no Internet Explorer, ativar ou desativar o Windows Update e alguns dos registros.

“More tweaks” traz alternativas para eliminar tarefas inativas, limpar a pasta de temporários e habilitar ou desabilitar o autotuning, para melhorar a performance durante a navegação na internet. Por último, o “Service Manager” serve para verificar processos e modificar comportamentos relacionados a eles.

Manutenção do sistema

Por meio do setor “Maintenance” você pode ter acesso a várias configurações relacionadas à manutenção do computador. É possível, por exemplo, verificar o espaço ocupado no disco, fazer uma limpeza dos arquivos desnecessários, abrir o terminal e gerenciar os pontos de restauração previamente criados no computador.

Além disso, também há como visualizar as DLLs compartilhadas, desinstalar hotfixes, criar um atalho para diversas configurações na Área de trabalho e acessar as ferramentas administrativas do Windows, entre outras funções. De uma forma geral, cada uma das funções requer atitudes diferentes para a sua ativação.

Manutenção do sistema (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entretanto, normalmente tudo o que você precisa fazer é marcar as opções desejadas e clicar nos botões responsáveis por realizar a análise ou a tarefa proposta pela funcionalidade. Aqui, as opções que requerem certo cuidado estão nas categorias “Control center”, “Shared DLLs” e algumas do “Toolbox”, como a “God Mode”.

Para fazer algumas dessas alterações o ideal é que você tenha plena certeza do que será alterado, para evitar futuros inconvenientes.

Alterações de segurança e configuração de senha

No grupo “Security” você pode realizar modificações em diversas áreas do sistema. A função “DriveFreeze”, por exemplo, permite desabilitar os drives de mídia removível presentes no computador para que ninguém os utilize sem a sua autorização. Ali, são abrangidos desde disquetes até unidades de CD ou DVD, HDs externos e pendrives.

Configurações de segurança (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

“System” traz funções gerais referentes ao sistema, como desativar políticas, reiniciar o computador após um travamento do SO e restringir acesso a objetos do sistema e aos logs de eventos. Há também alternativas para deixar o acesso a mídias removíveis mais seguro e desabilitar a gravação de discos, por exemplo.

“Desktop e Explorer”, como o próprio nome sugere, traz a possibilidade de desativar ou restringir uma série de funções ativadas na Área de trabalho ou referentes ao Explorer e aos componentes do Windows. “Control Panel” traz algumas funções diferenciadas para personalização do computador e itens do Painel de Controle.

“Login” e “UAC” estão relacionadas às contas presentes no computador. Por meio do último, inclusive, há tanto como aumentar o grau do controle quanto desabilitá-lo.

Controle de conta (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No último setor de funções oferecido pelo programa, chamado “Passwords”, é possível criar, editar ou excluir uma senha para a utilização do programa.

Criando uma senha para o uso (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Sempre tenha cautela

Embora o programa procure executar todas as suas funções de forma segura, o ideal é que você sempre tenha certo cuidado ao alterar configurações do sistema. Procure fazer modificações apenas no que você sabe que é seguro ou em setores nos quais você tem certeza do que será realizado pela aplicação.

Da mesma forma, uma boa medida preventiva consiste em criar o ponto de restauração oferecido ao abrir o programa, como uma maneira de evitar maiores problemas caso algo não saia conforme o esperado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.