Sony anuncia PS Vita TV, miniconsole que une jogos e serviços televisivos

Imagem de: Sony anuncia PS Vita TV, miniconsole que une jogos e serviços televisivos

A Sony pegou o mundo de surpresa ao anunciar o PlayStation Vita TV, um diminuto console com cerca de 6x10 cm que deve ser conectado a uma TV para ser jogado. Além de permitir que você se divirta com boa parte de seus jogos de Vita, do PSP e até mesmo do saudoso PSOne, o aparelho oferece acesso a diversos conteúdos de entretenimento e à aguardada jogabilidade remota do PS4.

De uma forma que nos faz lembrar a Apple TV, o PS Vita TV dá suporte a serviços de streaming de vídeo como Hulu, Tsutaya TV e Nico Nico Douga (específicos para o Japão), além dos próprios aplicativos da Sony, como o Video Unlimited e o Music Unlimited. O aparelho também inclui aplicativos do portátil que divide seu nome, como o LiveTweet e o software de leitura de eBooks, e poderá até ser usado como karaokê.

O pequeno dispositivo permite o tão falado remote play do PlayStation 4, possibilitando que você jogue em uma TV diferente da que está ligada ao video game, e serve como um Vita adicional para partidas multiplayer com o portátil. No entanto, é preciso ressaltar que o novo console não vai aceitar todos os jogos do PS Vita, já que o DualShock 3 (que será usado para controlar o aparelho) não tem os sensores de toque exigidos por alguns games da plataforma.

Dentro da caixinha

(Fonte da imagem: Reprodução/Joystiq)

Pesando cerca de 110 gramas, o pequeno dispositivo terá memória interna de 1 GB, slot USB, conexão via cabo ethernet e WiFi e uma entrada HDMI, que permite imagens com resolução de 720p, 1080i e 480p. Com os jogos de PSOne em mente, o aparelho permitirá conexão de até dois controles simultaneamente.

O PlayStation Vita TV também conta com espaço para a inserção de cartões de memória específicos do portátil e, em sua lateral, a entrada para os jogos da plataforma móvel. Inicialmente, o equipamento dará suporte a 1.300 títulos de jogos, entre os de Vita, PSP e outros. Para ver a lista completa divulgada de games compatíveis, clique aqui (em japonês). Grandes nomes como Uncharted, Gravity Rush e Wipeout não estão presentes por enquanto.

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Durante o anúncio de seu novo console (ocasião em que também introduziu o novo Vita, mais fino), a Sony divulgou um vídeo chamado “A Day With PlayStation” (algo como “Um dia com PlayStation”). Na gravação (que você vê abaixo), a empresa demonstrou como deve funcionar a conexão entre seus consoles por meio do ecossistema do PS4, incluindo recursos sociais e de vídeo sob demanda.

Direto do Oriente

O PlayStation Vita TV tem lançamento previsto para 14 de novembro no Japão e deve custar 9.480 ienes (cerca de R$ 217). Um pacote distinto, incluindo uma edição especial branca do controle de PS3 e um cartão de memória de 8 GB, deve ser lançada na mesma data, saindo por 14.280 ienes (aproximadamente R$ 328).

Até o momento, não há informações sobre possíveis planos para lançar o aparelho fora da terra do sol nascente. O PS Vita TV está na mesma faixa de preço do Apple TV, mas oferece recursos mais robustos no que diz respeito a jogos. Caso o aparelho da Sony realmente seja lançado no Ocidente e as supostas melhorias de software no dispositivo da empresa da Maçã não envolvam games, a dona do iPhone pode ter acabado de ganhar um concorrente de peso.

Veja mais imagens do pequeno console na galeria abaixo.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.