ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!

No universo Harry Potter, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts tem uma sala secreta que se mostra presente toda vez que alguém precisa — tanto é que, em português, ela foi chamada exatamente de Sala Precisa. Se você estiver passando por lá e desejando muito alguma coisa, ela vai se revelar e mostrar exatamente aquilo.

O que isso tem a ver com A Maldição da Residência Hill? Bem, a casa mais assustadora dos Estados Unidos, retratada na série, tem um quarto que parte do mesmo princípio da sala precisa, só que ao contrário!

O Red Room, um dos grandes mistérios do seriado de terror original da Neflix, é finalmente explicado no 10º episódio. Em "Silence Lay Steadily", a família é reunida na casa, e algumas das pontas soltas ao longo da trama começam a ser mais bem amarradas.

É o fantasma de Nell quem chega para revelar que, no fim das contas, o Quarto Vermelho é um lugar que se mostra diferente para cada pessoa. Ele consegue acessar os medos e os maiores pesadelos de cada um e utilizar essas vulnerabilidades contra os personagens. Ou, como explicou a própria Nell na season finale, é como se o cômodo fosse o estômago da casa, caso ela fosse um corpo: "Ele veste diferentes rostos para nos manter quietos e parados enquanto nos digere".

Ela revela isso aos irmãos logo depois de fazer uma importante aparição. Luke, Shirley, Theo e Steven estão na casa e, entre sonho, delírio e realidade, Luke está à beira da morte. Quando Nell entra em ação para ajudá-lo a se recuperar, ela consegue conversar com seus irmãos, mesmo na versão fantasma. No momento em que Shirley se lembra de já ter estado ali, Nell revela: "nós todos já estivemos aqui. Tantas vezes. Mas nós não sabíamos".

Retornando ao primeiro episódio da série, ele já mostra Shirley e Nell tentando entrar pela porta vermelha no topo das escadas. Depois disso, algumas cenas remetem a esse mesmo espaço. A casa da árvore onde Steven encontra Luke se afogando, o quarto dos jogos de Steven, a sala de leitura de Olivia, o espaço de brinquedos de Nell. Tudo isso, na verdade, era o quarto vermelho.

Recapitulando a season finale

Depois de 90 dias de sobriedade, Luke está decidido a não voltar a se drogar nunca mais. Misteriosamente, ele se encontra na rua, de frente para Joey, que acabou de sair da reabilitação. Ela o convida para uma última aplicação e, embora Luke recuse, quando percebe, já está com a seringa no braço. Ele está, na verdade, deitado no chão do quarto vermelho, desmaiado e quase morrendo de overdose.

Ali também está Steven, que acorda de seu próprio sonho, onde aparece com a esposa, grávida, tentando escrever um novo livro. Mas ela na verdade está apodrecendo, então Nell surge e toca no irmão, que acorda ao lado de Luke. Outra que está lá é Shirley, que em um delírio é atormentada pela culpa de ter traído o marido, mas é salva por Nell, assim como Theo.

Contudo, enquanto os irmãos tentam ressuscitar Luke, ele trava uma batalha em sonho pela própria vida. Em sua mente, ele sabe que está ali mesmo, no quarto vermelho, mas não sozinho. Olivia e a versão infantil de Nell estão ali com ele, esperando, mas é também a Nell adulta fantasma que retorna para trazê-lo de volta à vida.

O Red Room busca manter os irmãos presos ali, enquanto, do lado de fora, Hugh reencontra sua esposa morta, que está tentando confiná-los para sempre. Ele finalmente consegue entrar e tirar os filhos de lá, mas retorna para a casa com Steven, onde um flashback responde a algumas perguntas que vinham deixando os espectadores curiosos havia um bom tempo.

Se Hugh não matou Olivia, como ele estava coberto de sangue? Acontece que o personagem tirou os filhos da casa na noite em que a esposa morreu e retornou para Hill House para encontrá-la. Ao abraçar Olivia e chorar sobre seu corpo, ele se sujou inteiro com o sangue da esposa.

E onde os Dudley se encaixam na história? Bem, enquanto Hugh lamentava a morte da esposa, eles aparecem procurando sua filha, e então a série revela que Abigail era filha do casal. Sem vida, a menina está justamente no Red Room, onde aparece também seu espírito.

O mesmo acontece com Olivia, que sai do corpo e começa a andar pela casa. É aí que Hugh e os Dudley fazem um acordo: em vez de atear fogo, como Hugh pensou, eles vão cuidar da propriedade dali em diante. Ela ficará como está e nunca será vendida, para que ninguém mais se machuque e os Dudley possam continuar vendo sua filha.

Avance para o futuro, e Steven percebe que Hugh cometeu suicídio para ficar com a esposa, como havia prometido anos antes. Pesado, não é? Mas a história não acabou, e sabemos que vai ter mais, já que A Maldição da Residência Hill pode ter uma segunda temporada.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.